Unimed
Saúde

Agência europeia aprova vacina da Moderna contra a covid-19

Produto é o segundo a ser aprovado pela agência reguladora da Europa

06 Jan 2021 - 13h07Por Agência Brasil

A vacina contra o novo coronavírus da Moderna se tornou hoje (6) a segunda a receber aprovação da agência reguladora de medicamentos da Europa, com as autoridades acelerando a disponibilização de doses para conter a pandemia em meio às preocupações com novas variantes do vírus.

Em comunicado, o órgão regulador europeu explicou que chegaram a um consenso sobre a recomendação da vacina da Moderna depois de o Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA (CHMP) ter avaliado “exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina”.

“Esta vacina fornece-nos outra ferramenta para superar a emergência atual”, explica Emer Cook, diretor executivo da EMA. “É uma prova do esforço e do empenho de todos os envolvidos que temos esta segunda recomendação de uma vacina em pouco menos de um ano desde que a pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, acrescenta Cook.

Um ensaio clínico que envolveu cerca de 30 mil pessoas concluiu que a vacina da Moderna demonstrou uma eficácia de 94,1% na prevenção da covid-19 em pessoas com mais de 18 anos. A vacina da Moderna é administrada em duas doses, com 28 dias de intervalo entre cada uma.

Após o aval da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o passo final é a aprovação pela Comissão Europeia, o que deve acontecer rapidamente.

O ensaio também demonstrou uma eficácia de 90,9% em participantes incluídos nos grupos de risco, com doenças pulmonares crônicas, doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou infeção por HIV/Aids.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já reagiu ao anúncio da EMA, considerando “boas notícias para os nossos esforços de fazer chegar mais vacinas para a Covid-19 aos europeus".

A presidente da Comissão Europeia garante que estão "trabalhando em máxima velocidade para aprovar" a vacina da Moderna "e torná-la disponível na União Europeia”.

Com a aprovação da EMA e da Comissão Europeia, esta torna-se a segunda vacina a ser aprovada na União Europeia, depois da Pfizer.

Armazenamento
A eficácia da vacina da Pfizer e da Moderna são semelhantes, mas uma das principais diferenças entre as duas é o armazenamento.

A vacina da Pfizer exige armazenamento a menos de 80 graus Celsius (°C) , enquanto a da Moderna pode ser mantida em temperatura de congelamento e ficar entre 2°C a 8°C graus por um período de 30 dias, o que facilita a logística de transporte e o abastecimento a qualquer parte do mundo.

“Como para todos os medicamentos, vamos monitorar de perto os dados sobre a segurança e a eficácia da vacina para garantir a proteção contínua do público da União Europeia (UE). O nosso trabalho será sempre orientado pelas provas científicas e pelo nosso compromisso de salvaguardar a saúde dos cidadãos da UE”, garante o diretor executivo da EMA em comunicado.

Matéria ampliada às 12h03

*Com informações da Reuters e da RTP

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá confirma mais duas mortes por covid-19

Vítimas têm 39 e 32 anos 
Jaraguá confirma mais duas mortes por covid-19
Geral

Jaraguá vai ganhar duas filiais da 4º maior Rede do varejo farmacêutico do Brasil

As lojas começam o atendimento ao público, com ofertas especiais de inauguração, na próxima sexta-feira (30), às 9h
Jaraguá vai ganhar duas filiais da 4º maior Rede do varejo farmacêutico do Brasil
Saúde

Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá

A vacinação ocorre no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h e finais de semana, das 8h às 17h
Retomada vacinação covid para pessoas com 34 anos ou mais em Jaraguá
Saúde

SC recebe 394 mil doses de vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira

A distribuição dessas doses para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância em Saúde começa nesta quarta-feira (28), pela manhã
SC recebe 394 mil doses de vacina contra a Covid-19 entre terça e quarta-feira
Ver mais de Saúde