Joaçaba Pneus
Saúde

Acordando cedo para manter a saúde

Atualmente são aproximadamente 60 pessoas atendidas pelo projeto

27 Fev 2019 - 08h41Por PMJS
Acordando cedo para manter a saúde - Crédito: PMJS Crédito: PMJS

O grupo de frequentadores da Academia da Saúde do Parque Municipal de Eventos, acorda cedo para manter o corpo em forma e mostrar que podemos nos manter saudáveis com qualquer idade. E assim, foi mais uma atividade na manhã desta terça-feira (26).

O projeto criado em 2013 pelo professor Caius Ananda Xavier dos Santos (servidor da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer), além da orientação para atividades físicas, procura trabalhar a autoestima dos participantes e promover a interação do grupo, com atividades como: comemoração dos aniversários, passeios e atividades de lazer, visando sempre o bem estar das pessoas, uma vez que os frequentadores das Academias da Saúde, estão na faixa dos 30 aos 77 anos.

“Atualmente, são aproximadamente 60 pessoas atendidas pelo projeto. Temos vários viúvos(as) e pessoas que vivem sozinhas, que necessitam desse tipo de atendimento, pois não trabalhamos só a parte física, mas o emocional do grupo também é tratado com muita atenção”, afirma o professor Caius, responsável pelo projeto que funciona nas academias ao ar livre do Bairro Amizade, do Parque de Eventos e da Av. Getúlio Vargas, ao lado da Câmara de Vereadores, sempre no período da manhã.

O projeto já recebeu destaque na revista mensal do Conselho Federal de Educação Física, na edição de Setembro de 2014, sob o título: “Academia da Saúde leva atividade física à população de Jaraguá do Sul (SC)”

Após a divulgação na revista e no site do CFEF, a iniciativa de Jaraguá do Sul serviu de referência para outros municípios do país, que entraram em contato para conhecer mais detalhadamente o projeto.

A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Profª Natália Lúcia Petry destaca a importância do projeto: “Precisamos investir na prática de atividades físicas para todas as idades. Quando fazemos isso, estamos reduzindo as despesas com tratamentos médicos, uma vez que teremos cidadãos mais saudáveis e menos susceptíveis às doenças causadas ou agravadas pelo sedentarismo. O Projeto Academia da Saúde atua diretamente nesse sentido”, afirma a Profª Natália.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 para pessoas com 52 anos

Também estão sendo vacinadas as pessoas já contempladas nos grupos anteriores
Jaraguá libera vacinação contra a covid-19 para pessoas com 52 anos
Saúde

Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19

Ao todo, já são 348 mortes pela doença no município
Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19
Saúde

Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Apenas atividades físicas individuais, com uso de máscara, estão permitidas nesse período, sem a permanência nos parques
Para conter avanço da covid, áreas coletivas dos parques são interditadas em Jaraguá

Anvisa autoriza estudo sobre dose de reforço da Pfizer

Estudo terá 885 participantes a partir dos 16 anos de idade
Ver mais de Saúde