transito
Saúde

ACIJS adquire mais de 7 mil testes para diagnóstico da Covid-19

Nesta primeira remessa foram entregues à Central de Captações e Aquisições da entidade 2.565 testes, sendo que um segundo lote tem previsão de chegar a Jaraguá do Sul dentro de 30 dias.

30 Abr 2020 - 11h27Por Da Redação

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul - ACIJS recebeu nesta quarta-feira (29) o primeiro de dois lotes de testes para diagnósticos do novo coronavírus (Covid-19). 

Nesta primeira remessa foram entregues à Central de Captações e Aquisições da entidade 2.565 testes, sendo que um segundo lote tem previsão de chegar a Jaraguá do Sul dentro de 30 dias. No total, são 7.040 testes que representam um investimento global de R$ 902.650,00 – com recursos de empresas associadas e de outras entidades regionais como a as associações empresariais de Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Joinville e São Francisco do Sul. 

Do lote que já chegou a Jaraguá do Sul, uma quantidade será destinada para o serviço de saúde do município, seguindo um protocolo de aplicação e compilação das informações que está sendo finalizado em uma parceria entre ACIJS, Prefeitura e Católica SC/PUCPR. Outra parcela irá atender a colaboradores das empresas que ajudaram no investimento, e outra parte destinando-se às entidades coirmãs que também investiram recursos na compra articulada pela Central de Captações e Aquisições da ACIJS. 

O presidente da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, ressalta o apoio de empresas associadas no suporte às demandas das unidades de saúde para a realização dos testes rápidos. Segundo ele, esta contribuição beneficia diretamente a população em necessidades pontuais para os testes, já que a Prefeitura também está realizando investimentos, porém há dificuldades de fornecedores para a pronta-entrega, uma vez que os resultados da aplicação dos testes rápidos também servirá para coletar informações essenciais para o entendimento da evolução do vírus e contribuir para que a cidade tome decisões em cima de dados científicos. 

Além do segundo lote já adquirido, novas aquisições poderão ser feitas pela Central, que é responsável pela cotação de preços, articulação e coordenação toda a operação junto ao mercado fornecedor. Os testes são importados da China e o processo de compra, que já vinha ocorrendo há 40 dias, foi concluído quando a entidade teve assegurado o maior número possível de garantias do fornecedor, a segurança jurídica da transação e ainda a homologação pelos órgãos reguladores de saúde. 

Central trabalha de maneira articulada com segmentos da comunidade 

Luis Leigue destaca a integração da diretoria da ACIJS, de empresas que se dispuseram com doações à Central de Captações e Aquisições com recursos que têm viabilizado a compra dos testes, de equipamentos de proteção individual e de outros materiais para uso dos profissionais de saúde, ou no apoio ao sistema público de saúde e hospitais do município. 

Foram criados grupos de trabalho de maneira articulada com a Prefeitura e com os dois hospitais do município, além da participação de diretores da entidade e equipe interna, estruturando as demandas e buscando alternativas. “Junto com a aquisição de materiais de consumo emergencial, a Central analisa também as futuras necessidades que o sistema de saúde pode ter para o enfrentamento da pandemia e, também, que outros temas podem necessitar de nosso envolvimento”, assinala. 

Neste sentido, a entidade espera continuar contando com a adesão de empresas e da comunidade no apoio à Central de Captações e Aquisições, criada em março com o objetivo de dar suporte ao sistema de saúde do município e com isto reforçar o enfrentamento ao Coronavírus. 

A Central de Captações e Aquisições atua em duas frentes. A primeira, como um fundo para angariar recursos financeiros que servirão para a compra de materiais utilizados pela rede pública e nos dois hospitais filantrópicos da cidade – São José e Jaraguá, cuja estruturação já conta, historicamente, com o envolvimento da iniciativa privada. 

A segunda frente é na definição de um espaço físico no prédio do CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, para o recebimento e organização de materiais e equipamentos que possam ser doados por empresas e comunidade, como um ponto de apoio à rede de saúde.

 Este projeto está alinhado às ações que a classe empresarial vem colocando em prática para auxiliar o Comitê de Gestão de Crise coordenado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul e integrado por várias outras entidades da sociedade civil organizada, poder público e instituições de classe.

 

Como contribuir com a Central

 

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir financeiramente, com qualquer valor, com depósito à Central de Captações e Aquisições junto à cooperativa de crédito CEJASCred – Banco 756, Agência 3366, C/C 6161-1, CNPJ 84.434.372/0001-16.

 

Informações sobre a Central de Captações e Aquisições e sobre como contribuir financeiramente ou com doações podem ser obtidas pelos e-mails administracao@acijs.com.br e solucoesempresariais@acijs.com.br, e telefones (47) 98835-7988 e (47) 98804-4078.

Matérias Relacionadas

Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Saúde

Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá

Alguns sinais e sintomas podem estar presentes em mais de uma doença. Saber identificá-los, é importante e fará a diferença na hora de buscar atendimento de forma rápida e sem transtornos
Centro de Atendimento Dengue, UBS ou hospital: saiba onde procurar atendimento em Jaraguá
Ver mais de Saúde