Santa Catarina

Novo modelo organizacional da Celesc dinamiza processos e reforça macrorregiões para manutenção da concessão

As 16 regionais existentes hoje serão agrupadas em 8 núcleos e 8 unidades

19 Fev 2019 - 06h00Por Celesc
Novo modelo organizacional da Celesc dinamiza processos e reforça macrorregiões para manutenção da concessão - Crédito: Celesc Crédito: Celesc

Depois de um estudo detalhado sobre a atual estrutura das agências regionais em todo o estado, a Celesc reuniu diretores e gerentes nessa segunda-feira, 18 de fevereiro, para apresentar o novo modelo organizacional. As 16 regionais vão permanecer onde estão.

A partir do mês de maio, haverá um novo enquadramento nas estruturas, que passam a contar com oito núcleos e oito unidades. A nova configuração surge para compatibilizar o porte das unidades administrativas com a respectiva estrutura de sistema elétrico e a dimensão do mercado consumidor. 

A atual estrutura das agências foi montada em 2009 e não sofreu alterações desde então. Hoje, o porte e a complexidade do sistema elétrico, em vários casos, não estão mais compatíveis com essa composição. Também há uma assimetria entre as agências, em virtude daexpansão do sistema elétrico e das unidades consumidoras atendidas, que não ocorreu de forma uniforme em todas as regiões.

Na época, a realidade era de 72 mil km de rede de média tensão, 142 mil transformadores e 2,11 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Na última atualização dos dados, em 2018, a realidade era bem diferente: 81 mil km de rede de média tensão, 177 mil transformadores e 3,03 milhões de unidades consumidoras em Santa Catarina. “Sendo assim, se faz urgente um modelo de gestão que agregue resultados rapidamente e melhore a eficiência para racionalizar os processos da empresa e manter a concessão”, pontuou o presidente Cleicio Poleto Martins.

Ao agrupar em oito núcleos e oito unidades, a idéia é fortalecer a presença da empresa por meio de pólos regionais, tornar os processos internos mais ágeis e dinâmicos, sem gerar custos adicionais, além de uniformizar procedimentos e incrementar melhores práticas operacionais.

Os critérios para o enquadramento nas estruturas seguem a quantidade de unidades consumidoras, o sistema elétrico e a localização geoelétrica. A racionalização da estrutura das agências também vem auxiliar no trabalho para atingir as metas regulatórias com ganho operacional, foco nos indicadores técnicos, comerciais e equilíbrio econômico-financeiro.

Os oito núcleos vão representar as regiões Sul, Leste, Norte, Alto Vale, Meio Oeste, Oeste, Planalto e Grande Capital. As oito unidades estarão em Criciúma, Videira, São Miguel do Oeste, Mafra, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio do Sul e Concórdia.

“A nova estrutura está adequada ao nosso compromisso da gestão, com foco na eficiência, no respeito aos cidadãos e na gestão técnica. Sendo assim, os gerentes seguem o perfil técnico e as decisões serão tomadas de forma isonômica, priorizando a necessidade do sistema elétrico, da sociedade e as exigências da ANEEL. Juntos, trabalhando para uma Celesc pública, com a importante missão de prestar serviço aos catarinenses”, reforçou o presidente Poleto.
Conheça, abaixo, a nova estrutura dos núcleos e unidades. 

Núcleos
Helton Julio Perraro – Sul
Pedro Paulo Molleri – Leste
Wagner Vogel – Norte
Cláudio Varella – Alto Vale
Silvia Pozzobom – Meio Oeste
Paulo Giacomazzi – Oeste
Gladimir Jeremias – Planalto
Renato Borba Rolim – Grande Capital
 
Unidades
Bárbara Kely Cittadin Ceron – Criciúma
Manoel Arisoli Pereira – Rio do Sul
Luiz Lazzari – Videira
José Reinaldo Volkweis – São Miguel do Oeste
Leandro Gonçalves de Oliveira – Mafra
Danilson Agnaldo Mendes Wolff – Jaraguá do Sul
Carlos Alberto Becker Junior – São Bento do Sul
Jairo Antônio da Silva – Concórdia 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Secretaria de Assistência Social faz 5ª entrega de alimentos em Jaraguá

Produtos foram arrecadados através da Campanha VacinAção Solidária
Secretaria de Assistência Social faz 5ª entrega de alimentos em Jaraguá
Saúde

Governo autoriza retomada de cirurgias eletivas em SC

Agendamento dos procedimentos cirúrgicos já está autorizado
Governo autoriza retomada de cirurgias eletivas em SC
Saúde

SC recebe mais 152 mil doses de vacina contra a covid-19

A distribuição das vacinas começa na sexta-feira (14) pela manhã
SC recebe mais 152 mil doses de vacina contra a covid-19
Segurança

Procurado por furto e não pagamento de pensão é preso na BR 101 em Biguaçu

Durante a prisão, homem foi flagrado com quase R$ 60 mil que haviam sido furtados de uma empresa.
Procurado por furto e não pagamento de pensão  é preso na BR 101 em Biguaçu
Ver mais de Santa Catarina