Santa Catarina

Instituto Geral de Perícias de SC lança QR Code para consultar autenticidade das carteiras de identidade

O sistema, desenvolvido em parceria com o Ciasc, vale para os modelos novos de RG, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019, que contam com o código

03 Out 2020 - 15h00Por Da Redação
Instituto Geral de Perícias de SC lança QR Code para consultar autenticidade das carteiras de identidade - Crédito: Mauricio Vieira / Secom Crédito: Mauricio Vieira / Secom

O Instituto Geral de Perícias (IGP/SC) disponibilizou para a população a partir da última sexta-feira, 2, uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code. O sistema, desenvolvido em parceria com o Ciasc, vale para os modelos novos de RG, que foram emitidos a partir de 14 de outubro de 2019, que contam com o código.

“As pessoas poderão verificar através deste sistema se o documento é verdadeiro. A ferramenta deve reduzir a quantidade de fraudes que ocorrem para executar alguns trâmites financeiros nos comércios, bancos e outros, quando criminosos apresentam documentos falsos para praticar golpes,” informou o diretor de Identificação do IGP, Fernando Souza.

Como funciona

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android). Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerá na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.

“Se o documento for falso aparece na tela uma mensagem de não existente. Importante frisar que não se trata de um RG digital, pois ainda não há respaldo legal para uso da carteira de identidade digital sem a posse do documento físico junto”, esclareceu o diretor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul

O corpo seria de um jovem de 21 anos com registro de desaparecimento.
Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul
Política

Bolsonaro estará em Joinville na sexta

No dia seguinte, sábado (7), Bolsonaro participa de uma motociata em Florianópolis
Bolsonaro estará em Joinville na sexta
Política

Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler

A via foi a única opção dos motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, devido à queda de uma barreira em 2019
Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler
Saúde

Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19

As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.
Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19
Ver mais de Santa Catarina