Delivery Much
Santa Catarina

Importância da gestão de riscos na administração pública é tema de seminário em Florianópolis

O encontro, realizado no Teatro Pedro Ivo, reúne auditores e técnicos do Governo do Estado para um dia de atualização e debates

07 Mai 2019 - 14h15Por Secom
Importância da gestão de riscos na administração pública é tema de seminário em Florianópolis - Crédito: James Tavares / Secom Crédito: James Tavares / Secom

Encontrar maneiras de reduzir as ameaças à administração pública e melhorar o uso de recursos financeiros estão entre os objetivos do “Gestão de Risco para a Boa Governaça: o papel da Auditoria Interna”, que ocorre nesta terça-feira, em Florianópolis. O encontro, realizado no Teatro Pedro Ivo, reúne auditores e técnicos do Governo do Estado para um dia de atualização e debates.

Banner emprego

“O tema é muito relevante porque temos que conhecer o risco, fazer a prevenção, o cenário e elaborar as respostas para esses problemas. As companhias de seguros, os bancos, estão muito acostumados a fazer esse tipo de trabalho, e nós do setor público também temos que fazer, porque só vamos ver o efeito de uma má gestão de risco no futuro. É o Estado que sofre as consequências”, afirmou o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, na abertura do encontro. 

A diretoria de Auditoria Geral (Diag) da SEF promove o evento em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o Banco Mundial (Bird) e apoio do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo de Santa Catarina (Sindiauditoria).

Para o professor Luiz Felipe Ferreira, que assumirá a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) e representou o governador Carlos Moisés no evento,  o seminário é muito importante neste momento em que a reforma administrativa tramita na Assembleia Legislativa. "O Estado irá ganhar uma unidade autônoma de gestão de riscos que virá a ser a CGE. Queremos desmistificar o viés exclusivamente fiscalizatório do órgão, porque ele terá o papel de potencializar e alavancar a atuação dos auditores internos da SEF para o uso correto do recurso público e a boa gestão", disse o futuro controlador-geral do Estado.

"Na nova gestão, estamos trabalhando em um modelo voltado à governança para garantir a efetividade das políticas públicas implantadas. A gestão de riscos é essencial para evitar os aspectos negativos e garantir os positivos dessa gestão", destacou Naiara Augusto, futura secretária executiva de Integridade e Governança, que também acompanhou o evento. 

Os temas abordados irão detalhar o conceito de auditoria interna contemporânea, seu viés de agregar valor à gestão com trabalhos de consultoria que ajudem no aprimoramento da gestão pública, por meio da melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Importância do controle interno

Durante a primeira palestra do evento, a especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Susana Philomeno Amaral, abordou a importância da utilização do Controle Interno como ferramenta para alavancar resultados. “Ele deve ter um papel ativo na reformulação administrativa das organizações e a gestão deve ser pró-ativa, com responsabilidade dos gestores e participação efetiva das equipes de trabalho”, afirma.

Na sequência, o tema foi “Auditoria Interna Governamental como instrumento de agregação de valor à Administração Pública”, apresentado pelo coordenador Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União, Sérgio de Paula. “O Controle Interno está presente no dia a dia e na execução das tarefas dos gestores no Poder Público, por isso a importância de discutir o tema. Transformar a sociedade , entregar bons serviços ao cidadão e atender as demandas sociais são obrigações do Estado”, pontua. “Antes o foco da auditoria interna era o controle e os processos. Agora o objetivo é verificar e gerenciar os riscos para alcançar as metas e mitigar as ameaças”, explica.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Hospital Regional de Joinville utiliza música para recuperação de pacientes

Geral

Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas

Cinco empreiteiras participaram do processo licitatório, que compreende as obras de arte especiais do trecho - Ponte do Portal, Viaduto do Manne e elevado no bairro Avaí
Obras de arte da duplicação da BR-280 são licitadas
Economia

Vendas no comércio catarinense crescem 6,3% em novembro

O desempenho supera a média nacional de 4,1%. É a sexta taxa positiva consecutiva
Vendas no comércio catarinense crescem 6,3% em novembro
Saúde

Vacinas serão enviadas as cidades 24 horas após chegarem em SC, afirma governador

Governador Carlos Moisés reforçou que Santa Catarina está preparada para iniciar a imunização contra a Covid-19 assim que receber as doses
Vacinas serão enviadas as cidades 24 horas após chegarem em SC, afirma governador
Ver mais de Santa Catarina