dengue 2
Santa Catarina

Importância da gestão de riscos na administração pública é tema de seminário em Florianópolis

O encontro, realizado no Teatro Pedro Ivo, reúne auditores e técnicos do Governo do Estado para um dia de atualização e debates

07 Mai 2019 - 14h15Por Secom

Encontrar maneiras de reduzir as ameaças à administração pública e melhorar o uso de recursos financeiros estão entre os objetivos do “Gestão de Risco para a Boa Governaça: o papel da Auditoria Interna”, que ocorre nesta terça-feira, em Florianópolis. O encontro, realizado no Teatro Pedro Ivo, reúne auditores e técnicos do Governo do Estado para um dia de atualização e debates.

“O tema é muito relevante porque temos que conhecer o risco, fazer a prevenção, o cenário e elaborar as respostas para esses problemas. As companhias de seguros, os bancos, estão muito acostumados a fazer esse tipo de trabalho, e nós do setor público também temos que fazer, porque só vamos ver o efeito de uma má gestão de risco no futuro. É o Estado que sofre as consequências”, afirmou o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, na abertura do encontro. 

A diretoria de Auditoria Geral (Diag) da SEF promove o evento em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o Banco Mundial (Bird) e apoio do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo de Santa Catarina (Sindiauditoria).

Para o professor Luiz Felipe Ferreira, que assumirá a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) e representou o governador Carlos Moisés no evento,  o seminário é muito importante neste momento em que a reforma administrativa tramita na Assembleia Legislativa. "O Estado irá ganhar uma unidade autônoma de gestão de riscos que virá a ser a CGE. Queremos desmistificar o viés exclusivamente fiscalizatório do órgão, porque ele terá o papel de potencializar e alavancar a atuação dos auditores internos da SEF para o uso correto do recurso público e a boa gestão", disse o futuro controlador-geral do Estado.

"Na nova gestão, estamos trabalhando em um modelo voltado à governança para garantir a efetividade das políticas públicas implantadas. A gestão de riscos é essencial para evitar os aspectos negativos e garantir os positivos dessa gestão", destacou Naiara Augusto, futura secretária executiva de Integridade e Governança, que também acompanhou o evento. 

Os temas abordados irão detalhar o conceito de auditoria interna contemporânea, seu viés de agregar valor à gestão com trabalhos de consultoria que ajudem no aprimoramento da gestão pública, por meio da melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Importância do controle interno

Durante a primeira palestra do evento, a especialista em Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Susana Philomeno Amaral, abordou a importância da utilização do Controle Interno como ferramenta para alavancar resultados. “Ele deve ter um papel ativo na reformulação administrativa das organizações e a gestão deve ser pró-ativa, com responsabilidade dos gestores e participação efetiva das equipes de trabalho”, afirma.

Na sequência, o tema foi “Auditoria Interna Governamental como instrumento de agregação de valor à Administração Pública”, apresentado pelo coordenador Geral de Métodos, Capacitação e Qualidade da Controladoria Geral da União, Sérgio de Paula. “O Controle Interno está presente no dia a dia e na execução das tarefas dos gestores no Poder Público, por isso a importância de discutir o tema. Transformar a sociedade , entregar bons serviços ao cidadão e atender as demandas sociais são obrigações do Estado”, pontua. “Antes o foco da auditoria interna era o controle e os processos. Agora o objetivo é verificar e gerenciar os riscos para alcançar as metas e mitigar as ameaças”, explica.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Segurança

(Vídeo) Mulher é presa com mais de 130 kg de maconha na BR-101

A condutora disse que receberia pagamento pra levar a mercadoria do Paraná até Balneário Camboriú.
(Vídeo) Mulher é presa com mais de 130 kg de maconha na BR-101
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Santa Catarina