Santa Catarina
Hoje é o último dia para os eleitores faltosos regularizarem seus títulos
Em Santa Catarina, em torno de 68 mil eleitores estão passíveis de terem o seu título eleitoral cancelado
Os eleitores que faltaram nas três últimas eleições e não justificaram sua ausência, têm até o dia de hoje (6) para regularizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral.
Para não ficar em situação irregular, o eleitor deve emitir a Guia de Recolhimento de Multa Eleitoral e, após o pagamento, procurar qualquer Cartório da Justiça Eleitoral, munido de documento oficial com foto, título eleitoral e comprovante de recolhimento da multa. Caso o eleitor não tenha como emitir a guia, poderá obtê-la diretamente nos cartórios eleitorais.
O Coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral, Giovani Moisés Pacheco, lembra, ainda, que os eleitores também devem apresentar os comprovantes de votação ou justificativa eleitoral, nos casos em que queiram contestar a inclusão de seu nome na lista de faltosos.
Atenção! Até hoje a comprovação da quitação da multa também pode ser feita por parentes ou portador de cópia de documento de identidade do eleitor. A partir de amanhã somente o eleitor poderá regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.
Na Resolução TSE n. 23.594/2018 estão previstos os prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização dos eleitores.
Para evitar filas, os eleitores devem agendar o seu atendimento pela internet ou pelo telefone 0800 647 3888. Caso seja preciso, o cartório realizará a coleta biométrica de dados na mesma oportunidade.
Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone acima ou pelo formulário de Serviço de Informação ao Cidadão. Vale lembrar que, aqueles que estão ou estavam no exterior durante as eleições têm o prazo de 30 dias contados do retorno ao país para apresentarem sua justificativa.
Lista de Faltosos
As listas com os nomes dos eleitores faltosos começaram a ser divulgadas pelos cartórios eleitorais em 20 de fevereiro. A consulta à situação eleitoral também pode ser feita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Os nomes dos eleitores e os números dos respectivos documentos cancelados serão disponibilizados pela Justiça Eleitoral a partir de 24 de maio. Em Santa Catarina, em torno de 68 mil eleitores (1,3% do total) estão passíveis de terem o seu título eleitoral cancelado.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Geral
Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas

Segurança
Mulher em surto relata abordagem violenta de seguranças em shopping de Jaraguá do Sul
Seguranças teriam utilizando a técnica conhecida como "mata-leão". A mulher caiu e bateu o rosto no chão. Após o episódio, os seguranças teriam deixado o local sem prestar socorro.

Economia
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR
Quem ganha até R$ 7.350 por mês vai se beneficiar com a medid

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

