Santa Catarina

Governo sem Papel: Secretaria da Administração dá adeus aos processos impressos

Tudo está sendo arquivado em caixas e será encaminhado ao arquivo para que sejam resgatados em caso de necessidade

11 Fev 2019 - 15h00

Semana passada, gestores da secretaria da Administração, secretário Jorge Eduardo Tasca e o secretário adjunto Luiz Antonio Dacol, receberam os últimos carrinhos lotados com notas de empenho e processos de compra para assinaturas. A imagem é emblemática, pois marca a despedida dos gestores desse tipo de procedimento. Aos poucos, o Governo sem Papel vai ganhando espaço na demais secretarias do Estado. Até abril, a ideia é não ter mais papel tramitando no Executivo estadual.

Dacol explica que levou mais de três horas para assinar e analisar todos os processos. ''Esses documentos ainda foram tramitados fisicamente na secretaria. Antes de assinar fisicamente cada um, é preciso entrar no sistema, conferir a certificação de cada nota ou contrato que gerou aquela compra em lugares diferentes, seja em sites ou programas que exigem novos logins e senhas. Se a tramitação fosse digital, no mesmo documento, já constam todas as informações. Em cerca de 15 minutos nós ja conseguiríamos dar andamento à mesma quantidade de processos,“ disse.

Aos poucos todos setores da Secretaria da Administração também começam a dar adeus aos documentos impressos. Tudo está sendo arquivado em caixas e será encaminhado ao arquivo para que sejam resgatados em caso de necessidade.

Em janeiro, a secretaria de Administração já iniciou os treinamentos dos servidores de todos os órgãos para que possam passar a utilizar o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos- SGPE, apenas nas modalidades digitais. Com as economias geradas em emissão de papel, impressão e transporte de documentos entre as secretarias, os valores anuais chegarão a R$29 milhões. ''Isso sem falar nos benefícios ao meio ambiente e na facilidade dos serviços aos servidores,'' destaca o secretário Tasca.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Santa Catarina