Santa Catarina

Estiagem em SC: Com chuvas recentes, abastecimento público de água apresenta melhora

Conforme dados estudados entre 285 cidades catarinenses, é possível destacar que Santa Catarina tem 221 cidades em estado de normalidade, 55 em estado de atenção, seis em alerta e três em estado crítico

03 Set 2020 - 13h40Por Da Redação
Estiagem em SC: Com chuvas recentes, abastecimento público de água apresenta melhora - Crédito: Divulgação / Aresc Crédito: Divulgação / Aresc

A situação de estiagem teve uma melhora significativa em Santa Catarina devido ao volume de chuva considerável nos últimos três meses. É o que aponta o nono Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Porém, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pelo tempo seco.

Confira o boletim na íntegra aqui

Conforme dados estudados entre 285 cidades catarinenses, é possível destacar que Santa Catarina tem 221 cidades em estado de normalidade, 55 em estado de atenção, seis em alerta e três em estado crítico. Isso demonstra que o período ainda delicado no estado, já que registra falta de chuva por longos períodos desde 2019.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt comenta que embora a situação tenha melhorado, o período é delicado para alguns municípios que se encontram ainda em estado de alerta e crítico. “Iremos continuar monitorando a situação dos municípios visando o acompanhamento das ações preventivas que estão sendo adotadas para minimizar a ocorrência de desabastecimento frente à escassez hídrica”, afirma.

Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Leonardo Ferreira, as informações apresentadas nos boletins confirmam a importância do monitoramento constante dos recursos hídricos. “Os dados atuais do boletim traduzem uma condição de melhora significativa no número de municípios atingidos, assim como uma boa perspectiva de manutenção das chuvas bem distribuídas. No entanto, cabe ainda ressaltar a necessidade da consciência pelo uso da água”, frisa.

O estudo de monitoramento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica catarinense.

Previsão

Para o próximo trimestre, a previsão é de continuidade de médias a poucas chuvas, mantendo a normalização do abastecimento urbano. No entanto, devido à condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada em Santa Catarina por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC

As regiões da Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e Nordeste permaneceram classificadas com o nível máximo de atenção
Covid-19: número de regiões em risco gravíssimo cai para três em SC
Saúde

Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021

Atualmente, Santa Catarina é o quinto estado do Brasil com o maior percentual da população totalmente imunizada
Santa Catarina chega ao menor número de casos ativos de Covid-19 de 2021
Política

Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado

O empresário já foi filiado ao MDB, mas hoje está sem partido.
Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado
Saúde

Saúde discute critérios que serão adotados na imunização de adolescentes em SC

As recomendações do Comitê Técnico serão apresentadas na próxima reunião da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde, agendada para 10 de agosto
Saúde discute critérios que serão adotados na imunização de adolescentes em SC
Ver mais de Santa Catarina