Santa Catarina

Coronel Dionei Tonet assume como comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina

Segundo Carlos Moisés, a Polícia Militar é uma instituição que orgulha os catarinenses em seus 185 anos de existência

13 Mai 2020 - 13h43Por Da Redação
Coronel Dionei Tonet assume como comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina - Crédito: Mauricio Vieira / Secom Crédito: Mauricio Vieira / Secom

Uma cerimônia restrita na manhã desta quarta-feira, 13, marcou a assunção do coronel Dionei Tonet ao posto de comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina. Ele substituiu o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que esteve à frente do cargo desde fevereiro de 2018. A solenidade teve a presença do governador Carlos Moisés, que agradeceu a Araújo Gomes pelos serviços prestados e desejou sucesso a Tonet no novo desafio. 

O governador destacou a queda nos principais índices de criminalidade ocorrida no período de comando do coronel Araújo Gomes. Segundo Carlos Moisés, a Polícia Militar é uma instituição que orgulha os catarinenses em seus 185 anos de existência.

“O trabalho dos últimos anos revigorou a corporação. Melhoramos em muitos aspectos, com a redução da criminalidade e um trabalho de aproximação com a comunidade. O coronel Araújo Gomes ainda tem muitas contribuições a dar ao Brasil e temos a plena confiança de que o coronel Dionet Tonet tem a capacidade para dar continuidade a esse movimento”, afirmou o governador.
O novo comandante-geral da PMSC disse que, por já fazer parte do alto conselho da corporação, tem conhecimento dos planejamentos estratégicos e dos objetivos traçados. Segundo Tonet, seu trabalho será baseado na continuidade e em um fortalecimento do quadro pessoal, com base na sinergia das ações. Falou também em um fortalecimento do suo da tecnologia. 

“Dessa maneira, nós poderemos oferecer um serviço ainda melhor para a população. Do ponto de vista da tecnologia, queremos ampliar a integração dos sistemas. Ainda possuímos algumas plataformas que trabalham de forma independente. Queremos usar a inteligência artificial para a melhoria dos processos e das nossas bases de dados”, pontuou Tonet.

De saída para a reserva remunerada, o coronel Araújo Gomes, por sua vez, fez um balanço dos poucos mais de dois anos à frente da PMSC e relembrou a trajetória de sua família, com quatro gerações prestando serviços às corporações militares. Ele destacou os três pilares que basearam a sua atuação: controlar a criminalidade violenta, reduzir a sensação de insegurança da população e aumentar a confiança nas forças policiais. Fez também um agradecimento especial a toda a tropa:

“Esses avanços não são resultado da ação de um comandante, mas do esforço de toda uma tropa. Agradeço a todos que trabalharam comigo. Obtivemos resultados importantes: os homicídios caíram, os latrocínios caíram, os roubos caíram, assim como a maior parte da criminalidade violenta”, discursou Araújo Gomes, que foi agraciado com a Comenda Barriga Verde pelo governador. 

Novo alto escalão

Além do coronel Dionei Tonet como comandante-geral, também assumiu como subcomandante-geral o coronel Marcelo Pontes, que estava à frente da Polícia Militar Ambiental e já havia comandado a 1ª Região Militar e o 4º Batalhão. Ele substitui o coronel Cláudio Roberto Koglin, que vai para a reserva remunerada. A chefia do Estado-Maior Geral (EMG) segue com o coronel Luciano Walfredo Pinho.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul

O corpo seria de um jovem de 21 anos com registro de desaparecimento.
Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul
Política

Bolsonaro estará em Joinville na sexta

No dia seguinte, sábado (7), Bolsonaro participa de uma motociata em Florianópolis
Bolsonaro estará em Joinville na sexta
Política

Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler

A via foi a única opção dos motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, devido à queda de uma barreira em 2019
Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler
Saúde

Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19

As regiões que estão classificadas com o maior risco são Alto Vale do Rio do Peixe, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí e a região Nordeste.
Região de Jaraguá segue em risco gravíssimo para a covid-19
Ver mais de Santa Catarina