Santa Catarina

Coronavírus em SC: Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados

O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames

19 Ago 2020 - 15h46Por Da Redação
Coronavírus em SC: Lacen e rede de cooperação ultrapassam 110 mil exames realizados - Crédito: Fabrício Escandiuzzi / SES Crédito: Fabrício Escandiuzzi / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), em Florianópolis, atingiu a marca de 111 mil exames de RT-PCR para detecção da Covid-19, realizados pelo SUS, nesta segunda quinzena de agosto.

Para a conquista do expressivo número, foi realizada uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia e com o Hemosc. O Lacen recebe em média duas mil amostras por dia para a realização de exames.

A capacidade de testagem do Lacen de Florianópolis também aumentou nesta semana com o início do uso de um equipamento para a extração do RNA viral na amostra de nasofaringe. Essa é uma das etapas do processo para detecção da Covid-19 considerada determinante para o diagnóstico. O equipamento foi fornecido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio Manguinhos), unidade da Fundação Oswaldo Cruz.

O tempo de liberação dos resultados dos exames de RT-PCR voltou ao prazo médio de três dias, sendo que os casos prioritários são liberados de forma mais rápida. No boletim desta terça-feira, 18, 1,8 mil exames aguardavam pelo resultado.

“Somente nos primeiros 10 dias do mês de agosto foram feitos 17 mil exames. Essa agilidade é devido ao esforço de toda equipe de colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos profissionais voluntários que trabalham desde março”, explica Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, diretora do Lacen.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

GAECO deflagra operação para combater facção criminosa em Joinville

Foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão. Todos os crimes investigados seriam em benefício de organização criminosa.
GAECO deflagra operação para combater facção criminosa em Joinville
Política

Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit

Assunto foi discutido na sessão da Câmara de Jaraguá do Sul nesta semana
Acostamento na BR-280 depende de busca por recursos, informa Dnit
Segurança

Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul

O corpo seria de um jovem de 21 anos com registro de desaparecimento.
Corpo decapitado é encontrado em Balneário Barra do Sul
Política

Bolsonaro estará em Joinville na sexta

No dia seguinte, sábado (7), Bolsonaro participa de uma motociata em Florianópolis
Bolsonaro estará em Joinville na sexta
Ver mais de Santa Catarina