transito
Santa Catarina

Coronavírus em SC: Governo do Estado completou 150 dias de trabalho no enfrentamento à pandemia

O sistema de triagem online, criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em conjunto com o CIASC, já realizou mais de 10 mil diagnósticos

17 Ago 2020 - 13h42Por Da Redação

O Governo de Santa Catarina mantém o trabalho de enfrentamento à pandemia de Covid-19, priorizando a saúde dos catarinenses. O Estado completou, no último sábado (15) 150 dias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, período marcado pelo esforço de todos aqueles que estão na linha de frente do combate contra um inimigo invisível e perigoso que mudou a rotina de todos. Profissionais de saúde, Governo e a população em geral seguem unidos nesta luta.

Uma das catarinenses nesta batalha é Eliane Bartz, diretora de escola na rede estadual de ensino. A servidora acredita no poder da educação em transformar a vida das pessoas e o mundo em um lugar melhor. Essa convicção é o que a mantém firme no trabalho para garantir que 445 alunos continuem estudando durante o período de pandemia. Com disposição e cuidado, Eliane tem feito a diferença na rotina da escola Eloisa Maria Prazeres de Faria, no município de Biguaçu.

Não tem sido uma tarefa fácil se adaptar, mas a diretora conta que sempre teve como meta pessoal encontrar um lado positivo em meio a situações desafiadoras. Não é diferente agora. Na pandemia do novo coronavírus, Eliane arregaçou as mangas e organizou o esquema de trabalho na escola para atender os alunos que dependem de material impresso para acompanhar as atividades de casa.

“A educação move o mundo e o conhecimento ninguém pode nos tirar. Somente por meio dele é que nós vamos conseguir construir uma sociedade diferente, uma comunidade diferente, uma escola melhor”, afirma a diretora.

Eliane ressalta que desde o início da pandemia ela e os professores têm reinventado suas rotinas com o uso da tecnologia e os cuidados com a prevenção para evitar a doença. Ao destacar o esforço coletivo, a diretora diz que a recompensa é saber que os alunos estão conseguindo fazer as atividades e os pais estão vendo a seriedade com que o trabalho está sendo conduzido.

Nos dias de entrega dos kits escolares, os cuidados com os protocolos de segurança sanitária são redobrados e, por mais que o tempo de permanência na escola seja breve, é sempre uma oportunidade de reforçar a importância de não desistir da escola. Quando percebe ausências, a diretora Eliane vai até a casa dos alunos para checar como estão os estudos e se a família está bem de saúde.

Trabalho leva esperança às famílias

Na casa de Ademir Cardoso, pai de três filhos que estudaram e estudam na unidade, as visitas da diretora têm um significado especial. “A gente se sente tão acolhido e importante, que a escola acaba sendo uma extensão da nossa casa e da nossa família. Isso nos estimula a continuar neste momento em que estamos longe dos nossos professores e da sala de aula”.

“Eu sempre digo para os meus filhos, que o estudo é a chance de eles construírem uma vida melhor. Quando a escola, através de pessoas como a Eliane, confirma isso, eles se sentem motivados e a gente disposto a trabalhar por esta escola também”, acrescenta Ademir, que está trabalhando em diversas funções para dar conta das despesas da casa, depois de ter reduzidas as atividades do emprego fixo, na área de eventos.

Por fim, a diretora Eliane afirma que o momento de dificuldade também traz reflexão e a chance de fazer o bem, ajudar quem precisa. “Nós estamos fazendo história e por que não fazermos uma história bonita? Se realmente quisermos, poderemos sair melhores desta pandemia como seres humanos, como escola e como sociedade”, conclui Eliane.

Junto à força de catarinenses como Eliane Bartz, o Governo de Santa Catarina também completa 150 dias de trabalho contínuo em ações voltadas à preservação da vida. Neste período, o Executivo estadual alcançou resultados importantes no combate ao novo coronavírus, com ampliação de 85% no número de leitos de UTI. Essa é uma das medidas que garantem o atendimento aos pacientes em todas as regiões catarinenses.

Santa Catarina também é destaque na recuperação de pessoas com Covid-19. O Estado já contabiliza mais de 100 mil recuperados do novo coronavírus e apresenta taxas, acima da média nacional, de pacientes internados com confirmação de infecção por coronavírus e que se recuperam da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 66,3% das internações em hospitais catarinenses por Covid-19 evoluem para a cura, frente à média nacional de 59,1%.

O governador Carlos Moisés ressalta a atuação do Governo do Estado para garantir atendimento para todos e as ações que iniciaram no momento certo. “Nós tivermos que tomar medidas ágeis para conter o avanço do novo coronavírus em Santa Catarina. O trabalho continua firme e de forma responsável. A união de todos ainda é fundamental para vencermos esta luta”, destaca o governador.

Desde o início da pandemia, foram realizados pelo menos 140 mil testes rápidos e 250 mil PCR.

Novos leitos de UTI

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), criado para coordenar as ações de enfrentamento à pandemia, viabilizou a ampliação do número de leitos de UTI para atendimento dos pacientes com Covid-19. O Governo do Estado conta com mais de 1,4 mil leitos ativos, apenas pelo SUS. Além disso, está sendo debatido com municípios e órgãos de controle novas possibilidades para contratação de leitos de UTI da rede privada.

“Estamos conseguindo manter o atendimento para todos os catarinenses. Até o momento, nenhuma morte por Covid-19 foi registrada por falta de leito. Isso é resultado do trabalho conjunto feito para acelerar a entrega de novos leitos. O nosso foco precisa ser vencer esta pandemia. Enquanto esse vírus ameaçar a população catarinense, temos que trabalhar para combatê-lo”, explica o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Compromisso com a transparência

A transparência também foi prioridade do Governo do Estado durante estes 150 dias de combate à pandemia. O site www.coronavirus.sc.gov.br, que entrou no ar no dia 27 de março, traz diariamente boletins epidemiológicos da doença, além de atualizações na plataforma BI. Também estão incluídos no site os dados referentes aos repasses feitos pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal aos municípios e unidades hospitalares catarinenses. Essas iniciativas dão transparência aos dados públicos relacionados à pandemia e trazem informações acessíveis e detalhadas sobre o número de casos e ocupação de leitos em Santa Catarina.

Instituições que monitoram o trabalho desenvolvido pelos entes públicos apontam Santa Catarina como um dos estados que melhor cumpre as exigências que dão transparência às ações.

Triagem online

sistema de triagem online, criado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em conjunto com o CIASC, já realizou mais de 10 mil diagnósticos. A ferramenta indica a gravidade dos sintomas e aponta o posto de atendimento mais próximo para contato. Do total de triagens realizadas até o momento pela ferramenta, 40,3% foram de sintomas moderados/graves, 49,7% sintomas leves e 10% não apresentou qualquer sintoma que indicasse suspeita da Covid-19.

Apoio do Grac

Antes mesmo de a Covid-19 se espalhar pelo mundo, o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) já monitorava, por meio da estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), os possíveis reflexos em Santa Catarina com base em informações provenientes da China. Desde que a pandemia se instalou, o Grupo desempenha diversas ações, como suporte para a Secretaria de Estado da Saúde na logística do transporte de equipamentos e captação de doações de materiais utilizados na linha de frente do combate ao vírus.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Santa Catarina