transito
Santa Catarina

Comitiva visita Aeroporto Hercílio Luz e acompanha obras no novo terminal

A previsão é que as obras no aeroporto fiquem prontas até julho, quando se iniciam os testes

19 Fev 2019 - 03h00

O governador Carlos Moisés e secretários de Estado visitaram as obras do novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 18. A comitiva acompanhou uma vistoria realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A inauguração do terminal está marcada para o dia 1º de outubro, data definida em conjunto entre o Governo do Estado e a Floripa Airport, concessionária do aeroporto.

"É um empreendimento que vai transformar a vida dos catarinenses. Vai trazer segurança, conforto e investimentos para Santa Catarina", projetou o governador.

O CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, enalteceu o diálogo com o Governo do Estado para planejar os detalhes da abertura do terminal. “Estamos encontrando uma maneira muito boa de trabalhar em conjunto. Tivemos uma reunião muito produtiva e definimos o dia 1º de outubro como a data ideal para a inauguração”, explicou.

A previsão é que as obras no aeroporto fiquem prontas até julho, quando se iniciam os testes. As lojas e restaurantes terão até setembro para se instalarem.

Atuação integrada para concluir o acesso

Ao mesmo tempo em que as obras no aeroporto avançam, o Governo trabalha em várias frentes para concluir o acesso ao novo terminal. Além das obras, existe uma forte atuação administrativa e judicial para garantir as desapropriações de imóveis e licenças ambientais para que a rodovia seja concluída e aberta ao tráfego.

Por determinação do governador, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) mantém um procurador à disposição do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para lidar com as desapropriações. O primeiro lote já teve a situação resolvida e, agora, o trabalho se concentra no segundo.

“Dependemos de uma atuação que já foi positiva, no primeiro momento, com a Justiça Estadual. Acredito que esse segundo momento também será acelerado para que possamos dar continuidade à evolução da pista”, detalhou Moisés.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, conheceu o andamento das obras no aeroporto e na rodovia de acesso. Ele se colocou à disposição para, em Brasília, ajudar na liberação das licenças no Ministério do Meio Ambiente e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além do governador, acompanharam a vistoria os secretários Carlos Hassler (Infraestrutura), Paulo Eli (Fazenda), o presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Valdez Rodrigues Venâncio e a procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Ver mais de Santa Catarina