Santa Catarina

Comércio de Santa Catarina cresce pelo terceiro mês consecutivo

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

10 Set 2020 - 13h35Por Da Redação

Em Santa Catarina, o momento é de retomada econômica. As vendas do comércio ampliado catarinense tiveram crescimento pelo terceiro mês consecutivo. Em julho, o segmento teve alta de 3,5% frente a junho, que registrou acréscimo de 5,7%. Já em maio o salto foi de 23,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Santa Catarina apresentou o melhor desempenho do Centro Sul do país (IBGE considera os estados do Sul e Sudeste, exceto região Norte de Minas Gerais) e está na quinta posição nacional de crescimento no ano. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas do comércio catarinense cresceu 7,4% e, no acumulado de 12 meses, teve alta de 4,3%.

“Nosso estado dá sinais da recuperação econômica em todos os segmentos. No comércio, desde maio, as vendas estão crescendo. Esse é o resultado do esforço do Governo do Estado de assegurar a volta das atividades econômicas com responsabilidade, respeitando os protocolos. Assim, garantimos o emprego e renda, sem descuidar da nossa prioridade: preservar vidas”, afirma o governador Carlos Moisés.

Desempenhos dos setores

Os desempenhos setoriais positivos alcançados por SC em julho frente ao mesmo mês de 2019, em volume de vendas, foram de móveis e eletrodoméstico (26,5%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (25,8%), materiais de construção (24,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,5%).

Para o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan, os dados divulgados pelo IBGE na pesquisa PMC confirmam a tendência de melhora do comércio catarinense.

“Mesmo apresentado uma retração no acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o comércio ampliado de Santa Catarina está com índices bem melhores que o nacional. O varejo no estado tem se destacado nos últimos anos, crescendo e ganhando participação, inclusive, em relação ao país. Isso é um bom indicativo para o desenvolvimento da nossa economia”, frisa o economista.

No Brasil, no comércio ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas cresceu 7,2% em julho em relação ao mês anterior e teve alta de 1,6% em relação a junho de 2019. Na média brasileira, o setor apresentou queda de 6,2% no acúmulo do ano e de 1,9% nos últimos 12 meses.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Santa Catarina