vacina
Santa Catarina

A relação dos jovens com a política será tema de live do TRE-SC na próxima segunda-feira

O objetivo da live é estimular a participação dos jovens na política, incentivando o comparecimento às urnas nas eleições deste ano

08 Nov 2020 - 08h00Por Gustavo Henrique Reif

Será realizado na próxima segunda-feira, 9, às 10h, um encontro virtual promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral, com o tema “Os Jovens e a Política: passado, presente e futuro”. O objetivo da live é estimular a participação dos jovens na política, incentivando o comparecimento às urnas nas eleições deste ano.

Em Santa Catarina, há cerca de 23 mil eleitores com até 18 anos. Durante o encontro, serão indicados os meios para promover a participação desses jovens na política: como fiscais, denunciando alguma irregularidade nas eleições ligando para o 190; como mesários, se inscrevendo no site do TRE para as próximas eleições; auxiliando na elaboração de leis, por meio de participação no Programa Vereador Mirim promovido pela Alesc, entre outros. Além disso, serão apresentadas campanhas já feitas pelo TRE para incentivar a participação de jovens na política.

Participarão do encontro virtual o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos; o reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho; o diretor da Ejesc, juiz Wilson Pereira Júnior; a diretora de ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), professora Zaida Jeronimo Rabello Petry; e Carina Sardá, voluntária da campanha do TRE de 2018 “O voto é meu – Meu futuro, minha escolha”.

Os alunos da rede estadual não precisam fazer inscrição para asisstir à transmissão. Mas quem deseja receber certificado de participação pode fazer o cadastro por este link até o horário de início do evento. Para acompanhar a live no dia do evento, basta acessar este link.

Projeto Voz e Vez

Para promover ainda mais a participação de jovens na vida política, o TRE-SC possui uma parceria, por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral, com a Secretaria da Educação e a Univali, focada em estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina.

Já são 84 escolas participantes em 72 municípios, envolvendo aproximadamente 350 professores e 48.000 alunos. O projeto inclui cursos de Formação em direitos humanos, direitos políticos, processo eleitoral e eleição, um para os professores da Rede Pública e outro para os servidores do TRE-SC, além da implementação da prática pedagógica, que se dará por meio de eleições nas escolas.

Até o momento, já foi realizada uma primeira fase de capacitação de professoras e professores de várias escolas de todas as regiões do Estado em matéria de cidadania, direitos políticos e participação. Como resultado pedagógico dessa formação, foram entregues projetos para construir as práticas eleitorais com os alunos, que incluem a criação de partidos, a realização de convenção partidária, registros de candidaturas, dentre outras ações, que culminarão em uma eleição em cada uma das 84 escolas participantes do projeto.

O Projeto está sendo conduzido pelas três instituições e as formações dos professores estão sendo realizadas pelo Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Univali.

Fonte: TRE-SC

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Segurança

Polícia concluí investigação sobre acidente com ácido na Serra Dona Francisca

Os danos ambientais foram avaliados pela perícia em R$ 3.666.019, 60.
Polícia concluí investigação sobre acidente com ácido na Serra Dona Francisca
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Santa Catarina