Receita

Salada de grão de bico mediterrânea

A salada em pote é uma ótima ideia para garantir um almoço rápido, completo, saboroso e saudável, principalmente para quem vive na correria e precisa daquele incentivo para comer melhor no dia a dia.

03 Dez 2018 - 10h15
Salada de grão de bico mediterrânea -

Ingredientes

500 g de grão de bico cozido
1 folha de louro
100 g de azeitona preta sem caroço picada
3 g de pimenta do reino preta moída
80 g de alcaparras picadas
200 g de pimentão vermelho
200 g de pimentão amarelo
200 g de cebola roxa picada
1 pimenta dedo de moça
200 g de salsão picado
Molho
100 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
60 ml de vinagre de maçã
5 g de orégano
30 g de salsinha picada

Modo de Preparo

 

Deixe o grão de bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água e acrescente uma nova quantidade até cobrir os grãos e cozinhe-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Escorra e reserve. DICA: O grão de bico deve ficar ainda inteiro e firme, porém cozido.

Queime por igual os pimentões inteiros na chama do fogão para retirar a pele e criar gosto de defumado. Depois de queimados, coloque-os em um saco plástico ou bowl com papel filme e deixe descansar por 3 minutos. Depois, retire a pele e as sementes dos pimentões e corte-os em cubos pequenos.

Pique a cebola roxa em cubos bem pequenos e deixe-os de molho em água gelada por 3 minutos para dar mais crocância.

Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e tire toda a parte interna, incluindo as sementes. Em seguida, pique-a.

Em um bowl grande, misture todos os ingredientes da salada. Reserve.

Para o molho em uma tigela, misture o azeite, o sal, o vinagre, o orégano e a salsinha. Depois, despeje sobre os vegetais da salada. Por fim, coloque a salada em um pote de vidro com tampa e feche bem. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Matérias Relacionadas

Receita

Salpicão Cremoso Natalino

Na ceia de Natal até as receitas mais simples, como o salpicão, ganham nova apresentação e viram pratos sofisticados. Um prato muito saboroso, ele é rápido no preparo, tem um visual colorido e agrada todos aqueles que gostam de sabores agridoces.
Receita

Cupcakes de Natal

Os cupcakes são famosos, pequenos, fáceis de fazer, mas difícil de resistir. Para essa grande noite trago idéias de como decorar os mesmos de forma lindíssima e criativa.
Cupcakes de Natal
Receitas

Pernil Assado com Molho Abacaxi

P. ara o almoço de domingo ou ceias de final de ano. A carne fica macia e suculenta, e a pele, crocante, à pururuca. Este preparo fica uma delícia acompanhado de repolho-roxo refogado com maçã.
Pernil Assado com Molho Abacaxi
Ver mais de Receitas