Receitas

Pernil Assado com Molho Abacaxi

P. ara o almoço de domingo ou ceias de final de ano. A carne fica macia e suculenta, e a pele, crocante, à pururuca. Este preparo fica uma delícia acompanhado de repolho-roxo refogado com maçã.

05 Dez 2018 - 09h53
Pernil Assado com Molho Abacaxi -

Ingredientes

PARA A MARINADA
1 peça de pernil suíno com osso e pele (cerca de 4 kg)
1 abacaxi
½ xícara (chá) de vinho branco
4 cebolas
6 dentes de alho
3 folhas de louro
3 cravos-da-índia
1 canela em rama
5 grãos de pimenta-do-reino

PARA O MOLHO
todo o líquido da marinada
½ cebola (reservada no preparo da marinada)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 ½ colher (sopa) de mel
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

 

Prepare os ingredientes da marinada: descasque e corte o abacaxi em pedaços, transfira para o liquidificador e bata com o vinho branco até ficar liso; descasque e amasse os dentes de alho; corte as cebolas em quartos: passe a faca pelo meio da raiz, descasque e mantenha a raiz de cada gomo, assim as pétalas ficam unidas - reserve uma das metades para fazer o molho.

Utilize uma assadeira funda, pois o pernil solta bastante líquido e gordura ao assar. É nela que você vai preparar a marinada: coloque o pernil, junte as cebolas, os dentes de alho, as folhas de louro, os cravos, a canela e os grãos de pimenta-do-reino. Regue toda a carne com o suco de abacaxi, cubra com filme e deixe marinar na geladeira por pelo menos 3 horas - vire a carne durante esse período para todos os lados ficarem imersos na marinada. Se preferir, deixe na geladeira da noite para o dia.

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire o pernil da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto o forno aquece - a carne não deve ir gelada ao forno.

Transfira o pernil para a tábua e coe o líquido da marinada sobre uma tigela. Descarte a canela, as folhas de louro, os cravos e os grãos de pimenta. Volte as cebolas e os dentes de alho para a assadeira. Reserve o líquido na geladeira - ele vai ser usado para fazer o molho.

Com um papel toalha seque bem a pele do pernil. Com uma faca afiada faça cortes diagonais na pele, formando losangos - corte apenas a pele, superficialmente, sem chegar até a carne. Coloque o pernil na assadeira, tempere toda a peça com 2 colheres (sopa) de sal e regue a pele com azeite.

Cubra a assadeira com 2 folhas de papel-alumínio e leve ao forno para assar por 3h30 até cozinhar. Para verificar, espete uma faca no centro da peça rente ao osso e verifique se o líquido sai limpo – se ainda estiver com sangue, deixe cozinhar por mais tempo (o cálculo total é de 1 hora de forno por quilo de carne; a última meia hora sem cobertura).

Assim que estiver assado, retire o papel-alumínio e volte o pernil ao forno. Aumente a temperatura para 240 ºC (temperatura alta) e deixe assar por mais 30 minutos até a pele ficar crocante.

Enquanto isso, aproveite para preparar o molho. Para o molho pique fino a metade da cebola reservada.

Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos até murchar.

Junte o mel e misture bem. Polvilhe a farinha e mexa por cerca de 3 minutos, até ficar parecendo uma cola - essa mistura de manteiga com farinha, chamada roux, vai engrossar o molho.

Regue o líquido da marinada aos poucos, misturando bem com um batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 5 minutos depois que começar a ferver. Desligue a panela, acerte o sal e a pimenta-do-reino e transfira para uma molheira.

Matérias Relacionadas

Receita

Salpicão Cremoso Natalino

Na ceia de Natal até as receitas mais simples, como o salpicão, ganham nova apresentação e viram pratos sofisticados. Um prato muito saboroso, ele é rápido no preparo, tem um visual colorido e agrada todos aqueles que gostam de sabores agridoces.
Receita

Cupcakes de Natal

Os cupcakes são famosos, pequenos, fáceis de fazer, mas difícil de resistir. Para essa grande noite trago idéias de como decorar os mesmos de forma lindíssima e criativa.
Cupcakes de Natal
Receita

Ceviche

Nesta saudável receita peruana, tirinhas de peixe cru são marinadas em limão. O resultado é uma entrada leve e saborosa, ideal para começar bem até uma refeição mais formal.
Ceviche
Ver mais de Receitas