Receita

Chutney de Abacaxi

Chutney é um tipo de molho encorpado que, quando aliado a outros alimentos, pode ser usado para dar sabor às refeições. A combinação de frutas e especiarias é a cara da mesa de Natal. Perfeito para servir com os tradicionais assados festivos.

30 Nov 2018 - 09h09
Chutney de Abacaxi -

Ingredientes

1 abacaxi
2 maçãs (tipo fuji)
1 pimentão vermelho
½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
½ cebola roxa
1 dente de alho
½ pimenta dedo-de-moça
1 colher (sopa) de gengibre ralado
¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
caldo de 1 limão
1 colher (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de curry
sal a gosto

Modo de Preparo

Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Lave e seque o pimentão e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 1 cm. Descarte as sementes e pique fino a pimenta dedo-de-moça.

Descasque as maçãs e corte cada uma em fatias de 1 cm. Descarte as sementes e corte as fatias em cubos de 1 cm. Transfira as maçãs para uma tigela e regue com o caldo de limão. Descasque e corte o abacaxi em cubos de 1 cm – não precisa descartar o miolo.

Coloque a manteiga numa panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Acrescente a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça e o gengibre. Tempere com uma pitada de sal e mexa por 2 minutos até murchar.

Abaixe o fogo e junte as maçãs (com o caldo de limão), o abacaxi e o pimentão picados. Adicione o açúcar, tempere com o curry e ½ colher (chá) de sal. Misture bem, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos – nesse tempo as frutas vão liberar o próprio caldo.

Misture as uvas-passas e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula até as frutas ficarem macias e o caldo reduzir sem secar completamente – o chutney deve ficar úmido. Se preferir um chutney menos pedaçudo, pressione os cubos com a espátula para desmanchar parcialmente as frutas.

Transfira o chutney para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético e deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira. Sirva frio como acompanhamento de grelhados, carnes assadas, peixes ou ensopados.

Matérias Relacionadas

Receita

Salpicão Cremoso Natalino

Na ceia de Natal até as receitas mais simples, como o salpicão, ganham nova apresentação e viram pratos sofisticados. Um prato muito saboroso, ele é rápido no preparo, tem um visual colorido e agrada todos aqueles que gostam de sabores agridoces.
Receita

Cupcakes de Natal

Os cupcakes são famosos, pequenos, fáceis de fazer, mas difícil de resistir. Para essa grande noite trago idéias de como decorar os mesmos de forma lindíssima e criativa.
Cupcakes de Natal
Receitas

Pernil Assado com Molho Abacaxi

P. ara o almoço de domingo ou ceias de final de ano. A carne fica macia e suculenta, e a pele, crocante, à pururuca. Este preparo fica uma delícia acompanhado de repolho-roxo refogado com maçã.
Pernil Assado com Molho Abacaxi
Ver mais de Receitas