Receita

Chutney de Abacaxi

Chutney é um tipo de molho encorpado que, quando aliado a outros alimentos, pode ser usado para dar sabor às refeições. A combinação de frutas e especiarias é a cara da mesa de Natal. Perfeito para servir com os tradicionais assados festivos.

30 Nov 2018 - 09h09

Ingredientes

1 abacaxi
2 maçãs (tipo fuji)
1 pimentão vermelho
½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
½ cebola roxa
1 dente de alho
½ pimenta dedo-de-moça
1 colher (sopa) de gengibre ralado
¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
caldo de 1 limão
1 colher (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de curry
sal a gosto

Modo de Preparo

Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Lave e seque o pimentão e a pimenta dedo-de-moça. Corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 1 cm. Descarte as sementes e pique fino a pimenta dedo-de-moça.

Descasque as maçãs e corte cada uma em fatias de 1 cm. Descarte as sementes e corte as fatias em cubos de 1 cm. Transfira as maçãs para uma tigela e regue com o caldo de limão. Descasque e corte o abacaxi em cubos de 1 cm – não precisa descartar o miolo.

Coloque a manteiga numa panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Acrescente a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça e o gengibre. Tempere com uma pitada de sal e mexa por 2 minutos até murchar.

Abaixe o fogo e junte as maçãs (com o caldo de limão), o abacaxi e o pimentão picados. Adicione o açúcar, tempere com o curry e ½ colher (chá) de sal. Misture bem, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos – nesse tempo as frutas vão liberar o próprio caldo.

Misture as uvas-passas e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula até as frutas ficarem macias e o caldo reduzir sem secar completamente – o chutney deve ficar úmido. Se preferir um chutney menos pedaçudo, pressione os cubos com a espátula para desmanchar parcialmente as frutas.

Transfira o chutney para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético e deixe amornar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira. Sirva frio como acompanhamento de grelhados, carnes assadas, peixes ou ensopados.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Pierogui

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Pierogui
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Receitas