transito
Política

XXVI Marcha a Brasília começa dia 19 de maio e deve reunir público recorde

Mais de 11 mil gestores já se inscreveram

14 Mai 2025 - 14h00Por Janici Demetrio
  - Crédito: Arquivo / Divulgação - Crédito: Arquivo / Divulgação

Entre os dias 19 e 22 de maio, a capital federal receberá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior evento político da América Latina, e ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Mais de 11 mil gestores já se inscreveram; e o evento terá recorde de público neste ano. 

Com o tema Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil, a sessão solene de abertura acontece no dia 20 de maio, às 9 horas. É neste momento que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, vai apresentar as demandas municipalistas às autoridades, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de ministros de Estado e outras autoridades.

Durante o discurso, Ziulkoski vai frisar a importância da cooperação entre todos os entes federados para que os Municípios possam fazer frente às demandas.

Os gestores também darão voz às principais pautas do movimento. Entre essas, a Proposta de Emenda à Constituição 66/2023 (PEC da Sustentabilidade Fiscal), medida que visa a mitigar os impactos negativos causados pela questão previdenciária nos Municípios.

A Reforma Tributária, com debate sobre o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), também terá destaque. Ainda integram a programação principal temas como Federalismo Climático, Financiamento da Educação e da Saúde, Imposto de Renda e outros projetos em debate no Congresso. Na programação paralela, o evento terá 47 arenas técnicas sobre temas da gestão.

Matérias Relacionadas

Política

Até tu, Datafolha?

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Até tu, Datafolha?
Geral

Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500

A nova lei proíbe o descarte de lixo em vias públicas, prevê multa para quem for flagrado jogando resíduos em locais como ruas, rodovias, praças, praias e parques
Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500
Política

Bolsonaro deverá lançar Carlos ao Senado por Santa Catarina

Nas redes sociais, o filho do ex-presidente admitiu a possibilidade
Bolsonaro deverá lançar Carlos ao Senado por Santa Catarina
Política

Câmara de Guaramirim aprova em primeira votação reforma administrativa na Prefeitura

Projeto foi votado em sessão na noite de quinta-feira (12)
Câmara de Guaramirim aprova em primeira votação reforma administrativa na Prefeitura
Ver mais de Política