vacina
Política

Vereadores mirins jaraguaenses tomam posse e elegem Mesa Diretora

18 Mar 2022 - 08h25Por Janici Demetrio
Vereadores mirins jaraguaenses tomam posse e elegem Mesa Diretora  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul da 12ª legislatura tomaram posse de seus cargos nesta semana. A sessão ocorreu no auditório do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, no bairro Rau, e contou com a presença, além dos vereadores jaraguaenses, do vice-prefeito do município Jair Franzner, da secretária de Educação Ivana Atanásio Dias, do coordenador regional de Educação de SC, Fernando Alflen, do comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Guaramirim, Osvaldo Barbosa, e do promotor de Justiça Aristeu Xenofontes Lenzi.

Sob os olhares atentos de seus pais e de alunos da Escola Julius Karsten, que também estavam presentes na solenidade, os jovens parlamentares assinaram o termo de posse e fizeram o seu juramento de respeito ao Regimento Interno Mirim e ao mandato a eles conferido. A recém empossada Eduarda Cristina Benkendorf (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) fez um discurso sobre o momento e ressaltou o papel que ela e seus colegas terão que desempenhar ao longo do ano.

“É uma grande oportunidade para nós, hoje tão nervosos e ansiosos com nossa responsabilidade. Todos nós temos um papel importante a ser elaborado e realizado diante dos olhos de todos. Procuraremos não decepcionar nossas famílias e escolas das quais fazemos parte”, frisou.

O presidente do Legislativo adulto, vereador Jair Pedri (PSD) se mostrou feliz com a retomada completa dos trabalhos do Programa, já que em 2020 e 2021 eles foram bastante afetados por conta da pandemia de coronavírus.

“Vai fazer com que a nossa juventude, os nossos adolescentes, participem do processo legislativo e vejam a importância que ele tem em uma cidade. É um belíssimo projeto, eu estou muito feliz e muito contente com a retomada da Câmara Mirim de nossa cidade”, destacou. 

Logo após a solenidade, os vereadores mirins realizaram a eleição da Mesa Diretora. Por ser a mais velha, a estudante Gabriela Vitoria Güths (E.M.E.B. Machado de Assis) foi a responsável por conduzir a votação. Todavia, ela também irá comandar as sessões ordinárias nos primeiros seis meses de 2022, pois foi eleita a presidente mirim do primeiro semestre. Além dela, a mirim Eduarda Cristina Benkendorf (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) foi eleita vice-presidente, Bruna Lazzarotto Silva (E.E.B. Julius Karsten) será a 1ª secretária e Elisa Amorim, a 2ª secretária. Serão essas meninas que terão a responsabilidade de guiar os trabalhos do parlamento mirim jaraguaense no primeiro semestre deste ano. 

Ao final da sessão, emocionada, Gabriela Güths disse que o momento foi muito importante para ela, fato que pôde ser comprovado por conta dos seus olhos vermelhos e cheios de lágrima.

“A votação pra mim também foi muito importante porque desde quando eu quis entrar no Programa Vereador Mirim, há bastante tempo, eu sempre sonhei em ser a presidente da Câmara Mirim. Quando eu vi meus concorrentes, eu pensei ‘ah, não vai ter como eu ganhar’. Aí eu fui lá e ganhei. Então, assim, batalhe pelos seus sonhos, um dia você vai conseguir”, afirmou.

A mãe de Gabriela, Idanir Güths, também esteve na sessão e assistiu a sua filha ser eleita presidente. Ela afirmou que a apoiou desde o início, quando Gabriela decidiu se inscrever no Programa, ajudando, inclusive, na elaboração do projeto pedido pela escola no processo de eleição.

“Incentivamos também para ela se candidatar como presidente. Ela tinha a vontade, mas não tinha a coragem. Quando ela disse que queria ser candidata, a gente simplesmente apoiou e disse que seria bom pra ela, para o aprendizado, e que ela teria compromissos e que teria que cumpri-los”, relatou. 

Gabriela comanda os trabalhos da Casa de Leis Mirim até o dia 22 de junho, quando acontece a eleição da Mesa Diretora para o segundo semestre. A próxima sessão ordinária da Câmara Mirim vai ocorrer no dia 30 de março, às 14h30, com transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara Jaraguá do Sul. 

Estes são os vereadores mirins de 2022: 

Vereadores 

 Ana Luísa Batista Spengler - Curso e Colégio Conexão 

Bruna Lazzarotto Silva  - E.E.B. Julius Karsten 

Eduarda Cristina Benkendorf  - E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler 

Elisa Amorim - E.M.E.B. Anna Töwe Nagel 

Gabriela Vitoria Güths - E.M.E.B. Machado de Assis 

João Danilo Santos Heck - E.M.E.B. Gertrudes S. Milbratz 

Júlia Deschamps - E.M.E.B. Loteamento Amizade 

Manuela de Oliveira Motta Aragão - Colégio Marista São Luís 

Matheus Müller Evangelista - E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso 

Natália Ersching Hermann - E.M.E.B. Ribeirão Cavalo 

Nathalia Mews - E.E.B. Prof. João Romário Moreira 

 

 

Suplentes - 

Ana Júlia Nicocceli - E.M.E.B. Anna Töwe Nagel 

Bianca Nunes Prestes - E.M.E.B. Ribeirão Cavalo 

Camile Consenso - Curso e Colégio Conexão 

Gabriela Lessmann Planincheck - Colégio Marista São Luís 

Guilherme Alves de Lima Brogni - E.E.B. Prof. João Romário Moreira 

Heloísa Tallini - E.M.E.B. Gertrudes S. Milbratz 

Nátali Cataneo Ortiz - E.M.E.B. Machado de Assis 

Nicoly Zavaski Cabral Ribeiro - E.M.E.B. Luiz Gonzaga Ayroso 

Pedro Antonio Fernandes - E.E.B. Julius Karsten 

Rafael Hasse - E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler 

Romulo Henrique Westphal - E.M.E.B. Loteamento Amizade 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Política

Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas

TCE/SC faz levantamento em contratos e obras de infraestrutura no Estado que somam R$ 2,9 bilhões
Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas
Política

Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes

Parlamentar também destacou a importância da obra de dragagem autorizada pelo governo do Estado em Rio do Sul 
Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes
Política

Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas

O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas
Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas
Geral

Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos

Estado poderá direcionar R$ 23 bilhões para reconstrução
Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos
Ver mais de Política