Política

Vereadores mirins de Jaraguá realizam primeira atividade de 2021 

A reunião ocorreu ainda de forma online por conta do decreto estadual que limita atividades presenciais em combate à disseminação do coronavírus

07 Abr 2021 - 13h30Por Janici Demetrio
Vereadores mirins de Jaraguá realizam primeira atividade de 2021  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (7), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram a primeira atividade pedagógica da legislatura 2021. A reunião ocorreu ainda de forma online por conta do decreto estadual que limita atividades presenciais em combate à disseminação do coronavírus. 

No início da atividade, o presidente do Legislativo, o vereador Onésimo Sell (MDB), teve o primeiro contato com os mirins. Ele agradeceu às escolas, destacou a importância dos programas educativos da Câmara Municipal e fez um pedido aos jovens vereadores: pediu que os mirins participem das tarefas sociais dos bairros onde residem, assim como das atividades das associações de moradores e das igrejas locais.

"Quando se tem interesse em participar e se envolver com as ações do bairro, você começa a se destacar como liderança, porque você é uma pessoa que faz, uma pessoa que está sempre à frente", frisou. 

Sell ainda ressaltou que, assim que for possível e os números da pandemia de coronavírus diminuírem, as sessões mirins poderão ser realizadas de forma presencial, sempre com a anuência das secretarias de Educação municipal e estadual. 

Durante a reunião desta quarta, o coordenador do programa, Joel Luís Corrêa, explicou aos estudantes o funcionamento da Câmara de Vereadores, as competências dos três poderes da República e sobre o Regimento Interno da Câmara Mirim. Ele também explicou como vai funcionar a dinâmica da primeira sessão mirim, que deve ocorre na próxima quarta-feira, 14 de abril, quando será eleita a nova Mesa Diretora Mirim do 1° semestre 2021. Na data serão escolhidos o presidente, vice, primeiro secretário e segundo secretário da Câmara Mirim. 

Corrêa também lembrou que, por conta da pandemia, os mirins podem perder algumas oportunidades e experiências como as reuniões presenciais, viagens de estudo entre outras atividades. Porém, ele ressaltou que o momento também é uma oportunidade de vivenciar e fazer a história do programa, pois são os atuais mirins que estão vivenciando as atividades do Programa Vereador Mirim em época de pandemia, momento que vai ficar registrado na história do programa. 
Os vereadores mirins titulares que participarão da primeira sessão e eleição da Mesa Diretora Mirim são os seguintes: 

•    Ana Luiza Hotz - E.M.E.B. Jonas Alves de Souza 
•    Bianca Isabela Vaz - E.M.E.B. Cristina Marcatto 
•    Braian Eugenio Rebelatto - E.M.E.B Guilherme Hanemann 
•    Daniela Lais Dauhs - E.E.B. Euclides da Cunha 
•    Felipe da Cruz - E.M.E.B. Padre Alberto Jacobs 
•    Kely Karina de Lima Badaz - E.M.E.B. Ricieri Marcatto 
•    Manuelli Eduarda da Rosa - E.M.E.B. Santo Estêvão 
•    Maria Carollini Maes - E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen 
•    Pedro Henrique Braz - E.M.E.B. Atayde Machado 
•    Nayla Gabrielli Voltolini - E.M.E.B. Waldemar Schmitz 
•    Thaina Eichstadt - E.M.E.B. Helmuth Guilherme Duwe 


 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

CPI da Covid-19 pode ter sua primeira reunião na próxima semana

CPI da Covid-19 pode ter sua primeira reunião na próxima semana
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Política

Projeto pretende criar Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Domésticas

A redação do PL determina que o SINE de Jaraguá do Sul destine 10% das vagas mensais do mercado de trabalho para encaminhar mulheres do Regime Especial às entrevistas de emprego em Jaraguá
Educação

Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá

O PL foi aprovado em votação única e vai destinar recursos para reformas de prédios, compra de materiais de trabalho e campanha de divulgaçãO
Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá
Ver mais de Política