Política

Vereadores definem pauta de reivindicações para viagem

03 Mai 2011 - 12h49

A Diretoria Executiva da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu - Avevi realiza nesta quarta-feira (04) a sua reunião mensal, na sede da Amvali, às 14 horas. Um dos assuntos na pauta é definir junto com os presidentes das Câmaras e a Comitiva de Vereadores que estará em Brasília na próxima semana participando da Concentração para a Reforma Política e da Marcha em Defesa dos Municípios uma de Vereadores, uma pauta de reivindicações que deverá ser entregue em uma audiência com a Frente Parlamentar Catarinense.


Outro assunto em pauta é a apresentação do diagnóstico feito com os vereadores que vai determinar o planejamento estratégico da Avevi. A empresa contratada pela entidade para a realização do trabalho deverá propor para os vereadores, a partir do que foi levantado pelo diagnóstico, quais as ações que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Concentração em Brasília

A Comitiva de Vereadores da Avevi que estará participando da Concentração para a Reforma Política, já recebeu da União dos Vereadores do Brasil uma programação do evento que inicia no dia 09 com a abertura e credenciamento e se estende até o dia 12 de maio, no Auditório PARLAMUNDI, na Asa Sul de Brasília. Estão programados vários debates com temas diversos, como: Pontos Polêmicos da Reforma Política; A Responsabilidade dos Vereadores Frente à Reforma Política; A Reforma Política e o Aperfeiçoamento da Democracia; A Reforma Política e os Conceitos do Congresso Nacional; O Vereador do futuro. Os partidos políticos também terão um espaço para detalhar suas propostas sobre a Reforma Política. No final do encontro será elaborado um documento com as proposições dos Vereadores que será entregue no Congresso, Senado e Presidência da República. As proposições dos vereadores de Santa Catarina já ficaram definidas no Encontro Estadual de Vereadores que aconteceu no final do mês de março em Florianópolis.

1º - Unificação do calendário eleitoral para cinco anos em todos os níveis.

 2º - Prorrogação dos atuais mandatos eletivos no âmbito dos municípios em dois anos, para a conseqüente unificação proposta já em 2014.

 3º - Fidelidade partidária - com janela para troca de partidos um ano antes das eleições.

4º - Proibição de pesquisas eleitorais e divulgação nos trinta dias que antecedem o pleito eleitoral.


5º - Mandato de cinco anos para Senador da República sem renovação periódica de 1/3 e 2/3.

6º- Fim dos suplentes designados pela cabeça de chapa para o Senado. Em caso de vacância do cargo, assumirá o candidato imediatamente melhor colocado na eleição.

7º - Fim das coligações com verticalização em todos os níveis de cargos.

 8º - Manutenção das coligações para chapas majoritárias, extinguindo-as nas eleições proporcionais.

 9º - Proibição de reeleição para os cargos do executivo e a manutenção para os legislativos.

 10º - Que nas eleições proporcionais seja levado em consideração para a eleição dos candidatos o número de votos obtidos pelos mesmos.

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política