Política

Vereadores de Jaraguá aprovam moção por Casa Abrigo para vítimas de violência

A ideia é que esse consórcio seja firmado entre os municípios da região, através da Amvali, para diluir os custos operacionais entre as prefeituras

09 Jun 2021 - 09h22Por Janici Demetrio
Vereadores de Jaraguá aprovam moção por Casa Abrigo para vítimas de violência - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Os vereadores de Jaraguá do Sul fizeram uma moção de apelo, aprovada na sessão desta terça-feira (8), para pedir ao Executivo jaraguaense que viabilize um consórcio (ou convênio) para implantação de uma Casa Abrigo para mulheres em situação de violência doméstica. A ideia é que esse consórcio seja firmado entre os municípios da região, através da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), para diluir os custos operacionais entre as prefeituras.

Para os parlamentares, esse tipo de política pública ajuda na interrupção e na superação do ciclo de violência que se instala dentro das famílias, oferecendo atendimento jurídico, social e psicológico a essas mulheres e devolvendo-lhes a cidadania e a autoestima.

A vereadora Nina Santin Camello (PP), idealizadora da proposta, lembra que, somente em 2020, segundo dados da Polícia Militar, 340 casos de violência doméstica foram registrados. Ela afirma que uma casa de acolhimento às vítimas seria fundamental para que essas mulheres tenham oportunidade de fugir dos agressores. Nina relata que essa mesma moção está sendo defendida por outros vereadores dos municípios da região e que uma comissão de parlamentares está sendo formada para tratar do tema.

Em abril deste ano, o Legislativo já havia aprovado a lei, de autoria da própria Nina, que criou o Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, projeto que pretende viabilizar a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho com mais agilidade.

A moção leva a assinatura de todos os vereadores e, agora aprovada, será enviada ao prefeito Antídio Aleixo Lunelli.

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política