dengue 2
Política

Vereadores da Avevi apoiam proposta que unifica as eleições gerais e municipais

De acordo com eles, com a prorrogação dos mandatos haverá uma economia que gira em torno de R$ 2 bilhões, uma vez que não haveria eleições municipais em 2020

24 Abr 2019 - 14h50Por Avevi

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI aprovou na assembleia geral realizada em Massaranduba, Moção de Apoio, a Proposta de Emenda à Constituição - PEC de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que prorroga por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do país, unificando as eleições gerais e municipais. 

O presidente da entidade, vereador de Jaraguá Arlindo Rincos (PSD), estará formalizando este apoio em contato com o deputado durante a Marcha dos Vereadores em Brasília. 

Os parlamentares da região citam as justificativas do autor da PEC para defender o apoio. De acordo com eles, com a prorrogação dos mandatos haverá uma economia que gira em torno de R$ 2 bilhões, uma vez que não haveria eleições municipais em 2020. Os vereadores salientam, ainda, que os valores poderão ser utilizados em serviços essenciais à população, tais como ensino, saúde e segurança pública.

Com a eventual aprovação da PEC os mandatos relativos aos cargos mencionados terminarão em 01 de janeiro de 2023, junto com os mandatos dos governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, que tiveram início neste ano.

MARCHA DOS VEREADORES E VEREADORAS 2019
A Marcha dos Vereadores 2019, acontece no Ópera Hall em Brasília/DF, de 23 a 26 de abril e está sendo realizada pela União dos Vereadores do Brasil - UVB. A entidade que representa os 57.941 vereadores do Brasil, destaca que esta marcha é um momento de lutas, para pensar o Brasil numa visão municipalista, que valorize a base da democracia, os Legislativos Municipais Brasileiro.

Os vereadores reivindicam principalmente o fortalecimento dos municípios, para que sejam reconhecidos, como entes federados autônomos, e que tenham suficientes recursos para atender seu povo. Querem demonstrar que a força do municipalismo passa obrigatoriamente pelas Câmaras Municipais, onde Vereadores são à base da democracia, o representante mais próximo do cidadão. Querem também, um federalismo com mais justiça social, melhor distribuição dos recursos para estados e municípios.

Fórum Parlamentar Catarinense convidado para encontro com vereadores e lideranças da região
O presidente da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul no contato que teve com o Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça aproveitou para reforçar o convite para a realização de um encontro do Fórum Parlamentar Catarinense com vereadores e lideranças da região. O deputado que assumiu a coordenação do fórum neste mês recebeu um ofício da Avevi destacando que o objetivo do evento é continuar estabelecendo um canal de comunicação entre os parlamentares federais e os vereadores e lideranças possibilitando maior intercâmbio e a discussão das pautas em favor da região. 

A proposta é realizar o evento nos próximos dias, porque segundo o vereador as demandas são urgentes, “temos problemas nas rodovias, precisamos viabilizar recursos para os diversos setores e precisamos do apoio dos deputados e senadores”.  Ofícios foram entregues também para os deputados Carlos Chiodini e Fábio Schiochet para que auxiliem na solicitação deste encontro.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Política