Política

Vereadores da Avevi apoiam proposta que unifica as eleições gerais e municipais

De acordo com eles, com a prorrogação dos mandatos haverá uma economia que gira em torno de R$ 2 bilhões, uma vez que não haveria eleições municipais em 2020

24 Abr 2019 - 14h50Por Avevi

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI aprovou na assembleia geral realizada em Massaranduba, Moção de Apoio, a Proposta de Emenda à Constituição - PEC de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que prorroga por dois anos os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do país, unificando as eleições gerais e municipais. 

O presidente da entidade, vereador de Jaraguá Arlindo Rincos (PSD), estará formalizando este apoio em contato com o deputado durante a Marcha dos Vereadores em Brasília. 

Os parlamentares da região citam as justificativas do autor da PEC para defender o apoio. De acordo com eles, com a prorrogação dos mandatos haverá uma economia que gira em torno de R$ 2 bilhões, uma vez que não haveria eleições municipais em 2020. Os vereadores salientam, ainda, que os valores poderão ser utilizados em serviços essenciais à população, tais como ensino, saúde e segurança pública.

Com a eventual aprovação da PEC os mandatos relativos aos cargos mencionados terminarão em 01 de janeiro de 2023, junto com os mandatos dos governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, que tiveram início neste ano.

MARCHA DOS VEREADORES E VEREADORAS 2019
A Marcha dos Vereadores 2019, acontece no Ópera Hall em Brasília/DF, de 23 a 26 de abril e está sendo realizada pela União dos Vereadores do Brasil - UVB. A entidade que representa os 57.941 vereadores do Brasil, destaca que esta marcha é um momento de lutas, para pensar o Brasil numa visão municipalista, que valorize a base da democracia, os Legislativos Municipais Brasileiro.

Os vereadores reivindicam principalmente o fortalecimento dos municípios, para que sejam reconhecidos, como entes federados autônomos, e que tenham suficientes recursos para atender seu povo. Querem demonstrar que a força do municipalismo passa obrigatoriamente pelas Câmaras Municipais, onde Vereadores são à base da democracia, o representante mais próximo do cidadão. Querem também, um federalismo com mais justiça social, melhor distribuição dos recursos para estados e municípios.

Fórum Parlamentar Catarinense convidado para encontro com vereadores e lideranças da região
O presidente da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu – AVEVI, vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul no contato que teve com o Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça aproveitou para reforçar o convite para a realização de um encontro do Fórum Parlamentar Catarinense com vereadores e lideranças da região. O deputado que assumiu a coordenação do fórum neste mês recebeu um ofício da Avevi destacando que o objetivo do evento é continuar estabelecendo um canal de comunicação entre os parlamentares federais e os vereadores e lideranças possibilitando maior intercâmbio e a discussão das pautas em favor da região. 

A proposta é realizar o evento nos próximos dias, porque segundo o vereador as demandas são urgentes, “temos problemas nas rodovias, precisamos viabilizar recursos para os diversos setores e precisamos do apoio dos deputados e senadores”.  Ofícios foram entregues também para os deputados Carlos Chiodini e Fábio Schiochet para que auxiliem na solicitação deste encontro.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Antídio Lunelli é convidado para assumir Secretaria da Agricultura de SC 

A proposta é de modernização do setor do agronegócio, que tem conseguido segurar o PIB do Brasil apesar das inúmeras dificuldades
Antídio Lunelli é convidado para assumir Secretaria da Agricultura de SC 
Geral

TSE altera data do concurso da Justiça Eleitoral para 8 de dezembro

Prazo para inscrição termina na próxima quinta-feira (18)
TSE altera data do concurso da Justiça Eleitoral para 8 de dezembro
Política

Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC

 O hospital deveria encerrar suas atividades até 28 de agosto, em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o fechamento de todos os hospitais de custódia do país
Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC
Política

(VÍDEO) Donald Trump é retirado de comício após tiros; ex-presidente foi ferido na orelha

Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram "uma série de fortes explosões ou estrondos"
(VÍDEO) Donald Trump é retirado de comício após tiros; ex-presidente foi ferido na orelha
Ver mais de Política