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Política

Vereadora sugere recuo em faixas de pedestres em Jaraguá

O objetivo é o de evitar que os carros fiquem em cima das faixas, atrapalhando a passagem das pessoas que estão a pé

23 Jun 2021 - 10h51Por Janici Demetrio
Cruzamento da esquina entre as ruas Domingos Rodrigues da Nova e Clemente Barato, no Centro, antes do recuo realizado pela Prefeitura - Crédito: Divulgação Cruzamento da esquina entre as ruas Domingos Rodrigues da Nova e Clemente Barato, no Centro, antes do recuo realizado pela Prefeitura - Crédito: Divulgação

A vereadora Sirley Schappo (Novo) foi autora de uma indicação, na sessão de terça-feira (22) na Câmara, que recomenda ao Executivo de Jaraguá do Sul o recuo das faixas de pedestres em cruzamentos onde não há semáforo. O objetivo é o de evitar que os carros fiquem em cima das faixas, atrapalhando a passagem das pessoas que estão a pé. Sirley lembra que em cruzamentos onde há semáforo não há a necessidade da mudança, já que os sinais fazem o papel de organizar o trânsito.

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A vereadora explica que, nos cruzamentos onde não há semáforo, os motoristas são obrigados a irem com o veículo até a esquina para terem a visão dos automóveis que estão vindo na rua transversal. Só que, em muitos casos, as faixas de pedestres foram colocadas exatamente nesses espaços, fazendo com que os veículos, quando param na esquina, fiquem bem em cima da faixa e os pedestres tenham que disputar espaço com eles para poder atravessar a rua.

 Exemplo de faixa recuada

A ideia da parlamentar é que as faixas sejam, a partir de agora, recuadas e implantadas um pouco antes das esquinas, deixando espaço para os carros e liberando a passagem para os transeuntes. Ela deu o exemplo de um cruzamento em que a Prefeitura já realizou a mudança, na esquina entre as ruas Domingos Rodrigues da Nova e Clemente Barato, no Centro.

Porém, Sirley adverte que seu pedido não é para que todas as faixas sejam repintadas imediatamente, mas que, quando a Prefeitura fizer a implantação de novas faixas ou a repintura de faixas já desgastadas, procure fazê-lo já no formato sugerido. O intuito é que o recuo tenha a medida aproximada de um carro de tamanho médio.

A vereadora ainda lembra que a resolução nº 236/2007 do Contran, na página 47, estabelece que “a colocação da faixa de travessia deve respeitar, sempre que possível, o caminhamento natural dos pedestres, sempre em locais que ofereçam maior segurança para a travessia”.

“Na página 48 da mesma resolução, há a ilustração clara da possibilidade de implantação da faixa recuada, quando se tratar de interseção em rua principal, aumentando a metragem da canalização (gradil)”, frisa.

Sirley também afirma que em cidades como Blumenau, Balneário Camboriú, Veranópolis, São Leopoldo, Belo Horizonte já existe legislação sobre faixa de pedestre recuada.

Exemplo de faixa recuada
Os vereadores Jonathan Reinke (Podemos), Jair Pedri (PSD) e Osmair Gadotti (MDB) fizeram coro à indicação. Pedri lembrou que o problema se agrava quando não tem a faixa amarela nos meios-fios das esquinas, pois os motoristas acabam estacionado os carros bem em cima dos cruzamentos e dificultando ainda mais a visão dos veículos da outra via.

“Como é o caso do cruzamento da Rua Antônio Carlos Ferreira com a José Emendoefer”, no bairro Nova Brasília, alerta.

Gadotti ainda acrescentou as situações onde, da mesma forma, árvores plantadas bem nas esquinas atrapalham a visão dos motoristas.

A indicação foi aprovada e encaminhada ao Executivo jaraguaense.

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