POLÍTICA
Troca de mensagens configura conversa, afirmam analistas
Apesar de o presidente Jair Bolsonaro negar, a troca de áudios com o ex-ministro Gustavo Bebianno pelo WhatsApp configura uma conversa, avaliam especialistas em comunicação e mídias sociais. "Uma conversa é a troca de informações em voz entre pessoas, independentemente do canal, telefone, Skype e também por WhatsApp", disse o especialista em comunicação digital Luli Radfahrer, da USP.
Para o professor e pesquisador da PPGCOM-ESPM, Luiz Peres-Neto, existe uma distinção quando se inicia uma "conversa imediata" e quando ela é feita de forma indireta, como é o caso da troca de áudios. Mesmo assim, não deixa de ser uma interlocução entre duas ou mais pessoas. "A troca de mensagens já configura uma conversa, é uma troca de signos", afirmou.
"Se uma pessoa decide revelar a conversa, não há nenhum tipo de infração no dispositivo jurídico regular. Quando se conversa com alguém, não se tem controle da resposta do outro, e nem do que ele vai fazer com o que você disse. A partir da existência da liberdade para uma troca linguística, está sujeito a isso", disse ele. "Fico preocupado com a utilização de um aplicativo como esse. Demonstra um certo amadorismo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas
Política
Projeto que institui "Parada Segura" em Jaraguá passa por 1a votação
Com a Parada Segura, mulheres, pessoas com deficiência e idosos terão a possibilidade de descer do ônibus perto da residência ou em um local que se sentirem seguros

Saúde
Ministro da Saúde visita região Oeste de Santa Catarina nesta sexta
Eduardo Pazuello participa de compromissos com autoridades municipais e estaduais sobre ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região

Política
Vereadora propõe atualização da Tarifa Social do Samae
Hoje o desconto é de R$ 4,50.

Saúde
Covid-19: Lunelli busca estratégia conjunta com municípios do Norte de SC
Prefeito de Jaraguá do Sul conversou com representantes da Amunesc e Amvali
