dengue 2
Política

Tribunal de Justiça mantém condenação da prefeita no caso da irmã

21 Mar 2012 - 11h59

Por seis votos a zero, ou seja, por unanimidade, a prefeita Cecília Konell (PSD) sofreu mais uma derrota no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em ação civil pública. Os desembargadores rejeitaram os embargos de declaração, que tinham a finalidade de complementar ou esclarecer a decisão do próprio Tribunal. Com isso, mantém-se a condenação de Cecília Konell, sob a acusação de ter favorecido a irmã Carmelita Hirayama Konell.


A decisão pode deixar ainda mais complicada a possibilidade de candidatura à reeleição nas eleições municipais de outubro, em função da Lei da Ficha Limpa. A ação cível pública tramita no Tribunal de Justiça depois de a prefeita ter sido condenada na Comarca de Jaraguá do Sul, pela juíza Eliane Alfredo Cardoso, em 2009, que decretou a perda da função pública, assim como a suspensão dos seus direitos políticos por três anos, pela prática de improbidade administrativa.

A ação foi motivada porque a prefeita exonerou a irmã, Carmelita Hirayama Konell, da função de supervisora da Biblioteca Pública Municipal e a nomeou, em 24 de março de 2009, para exercer a função de supervisora do patrimônio arquitetônico da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte, a fim de que sua remuneração aumentasse.

Porém, o ato contraria os termos da Súmula 13 do STF, além do fato de Carmelita não possuir qualificação profissional para exercer tal função, já que seu cargo é de digitadora. A juíza Eliane Alfredo Cardoso Luiz anotou na época, que em síntese, a nomeação não ocorreu para atender aos fins públicos, mas para satisfazer exclusivos interesses de parente em segundo grau e atender ao intento de favorecimento da demandada. Cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

Matérias Relacionadas

Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Política

Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito

Confira os pré-candidatos
Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Ver mais de Política