Imobiliária Coralli
Política

Tribunal de Justiça devolve cargos a Ivo e Fedra Konell

22 Mar 2012 - 12h38

Decisão do desembargador Rodolfo Tridapalli devolveu os cargos ao secretário de Administração, Ivo Konell e à chefe de gabinete Fedra Konell. Tridapalli julgou agravo de instrumento protocolado na segunda-feira pelo advogado de defesa Marlon Bertol. Há 10 dias marido e filha da prefeita foram exonerados por força de liminar concedida pela juíza Cândida Inês Brugnoli. A Prefeitura precisa receber notificação do Tribunal de Justiça do Estado para poder nomeá-los novamente. Mas, segundo o ex-secretário de Administração, Ivo Konell, sua volta ainda é incerta, já Fedra reassumirá assim que possível. O governo deve aguardar que o processo tenha seu mérito julgado ou então a reforma administrativa que será feita por conta da legislação eleitoral.

[jwplayer mediaid="78944"]

O desembargador Rodolfo Tridapali usou o amparo da defesa da existência da súmula vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal. Ele argumentou a decisão com base em outras intepretações judiciais amparadas na mesma súmula e que julgaram a não existência de nepotismo na contratação de cargos considerados de natureza política, como os exercidos por Ivo e Fedra Konell.


A decisão ainda será analisada por uma Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça composta de três desembargadores. Eles poderão manter ou rejeitar a liminar do desembargador.

[jwplayer mediaid="78942"]

No fim da tarde de ontem, a prefeita Cecília Konell  voltou a colocar em dúvida sua candidatura á reeleição. Afirmou que sua missão acaba em dezembro e pela primeira vez não descartou a possibilidade de renunciar ao mandato para que Ivo ou Fedra possam concorrer. Cecília foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Estado a perda dos direitos políticos por três anos por conta de uma gratificação irregular concedida à irmã Carmelita Konell em 2010. A defesa prepara recurso. 

(PATRÍCIA MORAES / DIAS GOMES)

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Schroeder

Eleições 2020: conheça os candidatos de Schroeder

Em Schroeder, seis candidaturas foram confirmadas para a Prefeitura
Eleições 2020:  conheça os candidatos de Schroeder
Corupá

Eleições 2020: Confira quem são os candidatos em Corupá

Corupá é o único município da microrregião com mulheres disputando à Prefeitura
Eleições 2020: Confira quem são os candidatos em Corupá
Guaramirim

Eleições 2020: Veja quem são os candidatos em Guaramirim

Em Guaramirim, conforme dados disponíveis no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, são três candidatos a prefeito, três vices e 119 candidatos a vereadores
Eleições 2020: Veja quem são os candidatos em Guaramirim
Ver mais de Política