schtuzen frente
POLÍTICA

'STJ agiu como um tribunal deve agir', diz Mendes sobre julgamento de Lula

24 Abr 2019 - 09h35Por Célia Froufe, enviada especial

O julgamento do caso do tríplex do Guarujá (SP), que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, feito nesta terça-feira, 23, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi exemplar na avaliação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. "O STJ agiu como um tribunal deve agir", afirmou a jornalistas na capital portuguesa, onde encerra nesta quarta-feira, 24, o workshop que faz parte do VII Fórum Jurídico de Lisboa, evento organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual Mendes é sócio.

O ministro lembrou que, na primeira abordagem feita pelo STJ, havia ocorrido o arquivamento do pedido por parte do relator. Uma questão dessa dimensão, segundo ele, precisava ter um julgamento, que não havia ocorrido ainda. "Pela primeira vez tivemos um caso do STJ, isso é digno do tribunal", reforçou.

Apesar disso, o ministro previu que a decisão de ontem terá reflexos em novas demandas por parte da defesa do ex-presidente. "Acho que haverá certamente outros pedidos de habeas corpus contra esta decisão do STJ, além da questão do trânsito em julgado e tudo o mais que está pendente", citou em relação ao fato de o processo dever ainda levar um tempo para ser apreciado pelo STF. É possível que em cinco meses Lula possa ter sua pena revertida em prisão domiciliar.

"Temos alguns temas pendentes no Supremo", recordou Mendes. O ministro lembrou que ele mesmo tem um pedido de vista num caso do ministro Edson Fachin sobre uma eventual anulação do julgamento por suspeição do então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. Há outro caso que se refere a este que foi julgado no STJ nesta terça que agora deve perder o objeto porque se tratava justamente de uma reclamação pelo não-julgamento pelo STJ.

"Acho que isso acabará por estar prejudicado, vamos avaliar. O HC havia sido impetrado pelo fato de o julgamento ter sido arquivado. Certamente haverá outros casos que chegarão à turma, então temos que aguardar. Certamente desta decisão haverá impugnação à turma e vamos ter que julgar", considerou.

Matérias Relacionadas

Política

Recordar também é viver

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Recordar também é viver
Política

Alternativa "light" para liderar frente de esquerda?

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Alternativa "light" para liderar frente de esquerda?
Política

Lunelli critica "fábrica de partidos" e cobra mais eficiência na política

Para Lunelli, o modelo atual precisa ser revisto com urgência. Ele defende a redução do número de partidos para no máximo cinco, representando diferentes linhas ideológicas.
Lunelli critica "fábrica de partidos" e cobra mais eficiência na política
Política

Uma cúpula sem grandes líderes

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Uma cúpula sem grandes líderes
Ver mais de Política