Mobilidade
Política

Simulador de urna eletrônica já está disponível na página do TSE

Recurso serve para o eleitor treinar o voto no equipamento

26 Ago 2024 - 11h28Por Rogério Tallini
Urna eletrônica on-line já está disponível para eleitores treinarem voto - Crédito: Reprodução/TSEUrna eletrônica on-line já está disponível para eleitores treinarem voto - Crédito: Reprodução/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou na semana passada o simulador on-line de urna eletrônica, para que os eleitores se habituarem com o sistema de votação das eleições municipais do dia 6 de outubro. Ainda faltam 40 dias para o dia da votação, mas é interessante que os eleitores, principalmente aqueles que fizeram o título há pouco tempo, treinem para votar.  
Criado para as Eleições 2014 e disponível na página do TSE, o Simulador de Votação ensina, de forma didática, os procedimentos para o momento da votação. Ele pode ser acessado por qualquer pessoa que esteja conectada à internet. Conheça a ferramenta e treine seu voto para o primeiro e o segundo turno das Eleições 2024. O simulador mostra como funciona a urna eletrônica e qual é a ordem de votação no pleito deste ano, em que candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador serão escolhidos. 

Passo a passo do voto 
A página eletrônica com o Simulador de Votação traz explicações em áudio, texto, Libras e as mais diversas possibilidades de acesso para auxiliar a todas as pessoas na hora da votação.  
Ao acessar a página, abre-se outra com a imagem da urna eletrônica e uma espécie de cartela com nomes fictícios de candidatos, bem como as orientações sobre como votar. Essas orientações ocorrem tanto em áudio e vídeo como em texto. É uma ação fácil, praticamente automática e totalmente intuitiva, mas, ainda assim, se a pessoa não entender, há um vídeo explicativo. 

Ordem de votação para as Eleições 2024 
Conforme a Resolução TSE nº 23.736/2024, a pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador e, em seguida, para prefeita ou prefeito. Ou seja: o primeiro número a ser digitado é o do cargo de vereador e, em seguida, o número correspondente ao cargo de prefeito.  
Vale destacar que, nas eleições municipais deste ano, os mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher suas candidatas e seus candidatos em mais de 5,5 mil cidades do país. 

Número para vereador
São cinco os dígitos do número de vereador. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Assim, se a pessoa quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”. 
 

Número para prefeito 
O número de prefeito é formado por dois dígitos. Quando for votar, confira a foto e o nome do candidato e do vice, o número e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, clique em “CORRIGE” e reinicie o voto. 

Caso as informações conferidas estejam todas corretas, clique no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna eletrônica, a palavra “FIM”. 

Leve sua colinha
A legislação eleitoral permite o uso da colinha pela eleitora e pelo eleitor no dia da votação. Assim, a pessoa pode levar à cabine uma anotação dos números em um papel. 
A colinha serve para ajudar a pessoa a não errar ou a não se esquecer dos números das candidatas e dos candidatos na votação.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site.

 

Matérias Relacionadas

Política

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

Instituição deve atuar para facilitar movimentação de eleitores
PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski
Política

Santa Catarina não terá Lei Seca nas eleições

Pelo menos nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no domingo (6)
Santa Catarina não terá Lei Seca nas eleições
Política

Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

A três dias do pleito, os comícios também ficam proibidos
Termina nesta quinta a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV
Política

Governo sanciona lei do parcelamento do solo em Santa Catarina

Projeto foi apresentado na Alesc pelo deputado estadual Antídio Lunelli
Governo sanciona lei do parcelamento do solo em Santa Catarina
Ver mais de Política