Política
Senado vota transferência do Coaf para o BC na próxima terça
A votação da MP será a última votação do Senado este ano. Além disso, essa será a última oportunidade de confirmar a mudança do Coaf para o BC.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou para a próxima terça-feira (17) a votação da Medida Provisória (MP) 893/19 que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Economia para o Banco Central (BC). A MP foi aprovada na Câmara, na última quarta-feira (11). Alcolumbre chegou a marcar para o dia seguinte a votação, mas foi obrigado a recuar por falta de quórum.
A votação da MP será a última votação do Senado este ano. Além disso, essa será a última oportunidade de confirmar a mudança do Coaf para o BC. A medida provisória perde a validade no mesmo dia.
O presidente Jair Bolsonaro editou a MP em agosto, transformando o Coaf em Unidade de Inteligência Financeira (UIF), com autonomia técnica e operacional e atuação em todo o território nacional.
Segundo a MP, a Unidade de Inteligência Financeira será “responsável por produzir e gerir informações para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo, ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, além de promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria”.
Nem todos os parlamentares são favoráveis à mudança. O Podemos, partido defensor da Operação Lava Jato e que tem no combate à corrupção uma de suas principais bandeiras, se posicionou contrário. Para o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), líder do partido no Senado, não há justificativa na mudança desejada por Bolsonaro.
“Coaf prestou extraordinários serviços a CPIs fundamentais como a CPI dos Correios, a CPI do Mensalão. [...] Certamente, crimes foram desvendados. A corrupção foi colocada à luz para ser combatida, denunciada, julgada e condenada, certamente com grande contribuição e condenada, certamente com grande contribuição do Coaf. Essas alterações não se justificam”, disse.
Matérias Relacionadas
Política
Ambiente de expectativa e tensão
Confira os bastidores da política desta quinta-feira (23) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
![Ambiente de expectativa e tensão](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/claudio-prisco-paraiso_13.jpg?a=CC&v=002)
Geral
Lunelli pede urgência na análise de projeto que cria os Parques Lineares Barriga-Verde
A proposta tem como objetivo criar uma rede de parques lineares em cidades catarinenses, voltados à prevenção de enchentes e alagamentos
![Lunelli pede urgência na análise de projeto que cria os Parques Lineares Barriga-Verde](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/imagem-do-whatsapp-de-2024-12-10-as-165941-69c061a2.jpg?a=CC&v=002)
Esportes
Criciúma se despede da Copinha após ser eliminado pelo São Paulo
Com essa campanha, o Criciúma se tornou um dos quatro clubes de Santa Catarina a alcançar a semifinal da Copinha, juntando-se a Joinville (1988), Figueirense (2008) e Avaí (2009) nesse seleto grupo
![Criciúma se despede da Copinha após ser eliminado pelo São Paulo](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/imagem-do-whatsapp-de-2025-01-22-as-093330-e1cc6d3f.jpg?a=CC&v=002)
Política
Jair Franzner comanda primeira reunião de secretariado de 2025
O prefeito reforçou a importância da transparência e da eficiência na Administração Pública e pediu empenho e foco nos trabalhos
![Jair Franzner comanda primeira reunião de secretariado de 2025](https://cdn.diariodajaragua.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2025/01/imagem-do-whatsapp-de-2025-01-22-as-084810-66b2ac00.jpg?a=CC&v=002)