Política

Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá

O Sistema vai permitir que todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias na Câmara seja realizado de forma 100% digital.

24 Jun 2021 - 09h29Por Janici Demetrio
Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (23), o presidente do Legislativo de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell (MDB), e servidores da Câmara Municipal se reuniram para assistir a uma apresentação da equipe de Tecnologia da Informação da Câmara e do diretor de Desenvolvimento da empresa Lancer, Ronnie Gauche, sobre o Sistema Legislativo Digital. O diretor de Decisões Administrativas da Prefeitura, João Berti, também participou do encontro, já que o software vai integrar Legislativo e Executivo. 

O Sistema vai permitir que todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias na Câmara seja realizado de forma 100% digital. Isso vai gerar economia para a Casa de Leis, já que não será mais necessária a impressão de papel sulfite em nenhuma etapa do processo legislativo. 

Na reunião, Ronnie Gauche apresentou a interface do aplicativo Legislador que será disponibilizada para os vereadores e servidores. Nele, os parlamentares e funcionários poderão protocolar os projetos, fazer o envio de respostas a requerimentos, indicações e pedidos de informação, entre outras funcionalidades, tudo com assinatura digital. O aplicativo é o mesmo já disponível nas lojas de apps para a população. 

Os parlamentares também serão avisados por notificações em seus celulares quando uma matéria ou uma resposta da Prefeitura forem protocoladas. Eles poderão assinar documentos de forma digital diretamente de seus celulares. Isso dará aos vereadores mais agilidade no trâmite dos projetos, já que não será mais preciso ter que se deslocar a setores da Câmara Municipal para assinar algum documento físico.

“Este é um marco para a desburocratização do trâmite de projetos de lei entre os poderes Legislativo e Executivo que irá gerar mais economia, agilidade, controle e transparência”, ressaltou Sell.

Também na tarde desta quarta-feira, na Prefeitura, a equipe de TI e Gauche farão a apresentação do Sistema para funcionários do Gabinete do Prefeito. Os vereadores e servidores – tanto do Legislativo, quanto do Executivo – ainda vão passar por treinamento para operar o software. A partir disso, o Sistema Legislativo Digital já estará pronto para começar a funcionar.

 

Matérias Relacionadas

Política

Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro

Obra será custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini destinada a Guaramirim.
Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Política

Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado

O empresário já foi filiado ao MDB, mas hoje está sem partido.
Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado
Economia

Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório

Jaraguá do Sul é um dos primeiros municípios a aprovar esta lei. O objetivo é possibilitar que empresas, já constituídas, tenham autorização temporária para testar negócios inovadores
Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório
Ver mais de Política