Política

Repercute rompimento de coligação entre o DEM e o PSDB

16 Abr 2011 - 11h39

O DEM de Jaraguá do Sul oficializou sexta-feira, através de uma nota de esclarecimento o rompimento da coligação com o PSDB. Com a nota, assinada pela administração municipal e pelo Democratas, o partido esclarece que o rompimento se deve principalmente à decisão do governador, Raimundo Colombo, de reconduzir Lio Tironi ao cargo de Secretário de Desenvolvimento Regional. Há cinco pontos específicos no esclarecimento, que você vai conferir na íntegra:


"1- Em nenhum momento a Administração Municipal e o DEM deixaram de colaborar com o Senhor  Governador, no seu compromisso de contemplar, de forma justa, todos os partidos da Tríplice Aliança, na divisão das SDR's. do Estado e indicação de nomes para o preenchimento dos cargos dessas Secretarias Regionais.

2- Em Jaraguá do Sul o DEM abriu mão do comando da Secretaria, já no mês de dezembro/2010, em favor do PSDB, apenas solicitamos a possibilidade de poder participar da escolha do titular da SDR, ficando também o cargo com um nome do PSDB.

3- Nos dois primeiros anos do governo da Prefeita Cecília Konell, o DEM não tinha nenhum cargo indicado na SDR, como também não recebeu qualquer valor repassado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

4-  Lutamos muito para assegurar um pequeno espaço para o Democratas dentro da SDR, com apelos constantes aos líderes locais do PSDB. Todos foram infrutíferos. Não nos foi dada sequer uma oportunidade de discutir o problema entre as Executivas dos dois partidos, pela total falta de solidariedade e muita intransigência das lideranças do PSDB em nos atender no nosso legítimo pleito. O próprio Governo Estadual tentou, por meses, intermediar a questão, sem êxito.

5- Diante do exposto e, também, pelas declarações recentes das lideranças do PSDB, especialmente do Secretário reconduzido, o partido optou por um projeto político próprio para 2012.  A Administração Democrata considera rompida a aliança com o PSDB, ratificando publicamente o pedido de disponibilização dos cargos ocupados por membros do ex-partido aliado, o que faremos com pesar, pois, a intransigência de alguns não nos deixou outra alternativa."

Na sexta-feira, a reportagem da Jaraguá AM procurou algumas lideranças para avaliarem o assunto. Os tucanos tinha aproximadamente 20 pessoas ocupando cargos de confiança na administração de Jaraguá do Sul. Dentre os principais, o secretário da Educação, Silvio Celeste Bard, afirmou que não conversou com a prefeita Cecília Konell sobre o assunto, o que deve acontecer somente na próxima segunda-feira. Ele declarou que continua trabalhando normalmente e prefere não se manifestar sobre o caso antes do encontro com a prefeita.

A presidente do PSDB de Jaraguá do Sul, Izaura Maria da Luz Silveira, conversou com a nossa reportagem e afirmou ter ficado surpresa com a decisão e que não recebeu nenhum comunicado oficial da prefeita ou do presidente do Democratas.

[jwplayer mediaid="93595"]

Para a presidente do PSDB o rompimento de uma coligação deve levar em consideração que isso fere um compromisso assumido com a população jaraguaense, em 2008, quando foi elaborado o projeto vencedor das eleições municipais.

[jwplayer mediaid="93593"]

Izaura acredita que é possível os tucanos continuarem apoiando a administração municipal.

[jwplayer mediaid="93591"]

Sobre o fato de o vice-prefeito, Irineu Pasold, assumir o cargo durante as férias da prefeita Cecília Konell, a tucana destaca. Ela também avalia o afastamento dele da administração.

[jwplayer mediaid="93589"]

 

NOTÍCIAS ANTERIORES SOBRE O ASSUNTO

O Democratas emitiu uma nota, na manhã desta sexta-feira, anunciando o fim da coligação que governa o município de Jaraguá do Sul, com o PSDB. De acordo com a nota, a gota d'água para o fim da coligação foi a nomeação de Lio Tironi para a Secretaria Regional. O relacionamento já vinha complicado desde o começo do ano passado, quando o vice-prefeito, Irineu Pasold, deixou a Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com a decisão soberana do Senhor Governador, Raimundo Colombo, reconduzindo o Senhor Lio Tironi ao cargo de Secretário da SDR da região de Jaraguá do Sul, a Administração Municipal vem a público esclarecer o seguinte:


1- Em nenhum momento a Administração Municipal e o DEM deixaram de colaborar com o Senhor Governador, no seu compromisso de contemplar, de forma justa, todos os partidos da Tríplice Aliança, na divisão das SDR's. do Estado e indicação de nomes para o preenchimento dos cargos dessas Secretarias Regionais.

2- Em Jaraguá do Sul o DEM abriu mão do comando da Secretaria, já no mês de dezembro/2010, em favor do PSDB, apenas solicitamos a possibilidade de poder participar da escolha do titular da SDR, ficando também o cargo com um nome do PSDB.

3- Nos dois primeiros anos do governo da Prefeita Cecília Konell, o DEM não tinha nenhum cargo indicado na SDR, como também não recebeu qualquer valor repassado através da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

4- Lutamos muito para assegurar um pequeno espaço para o Democratas dentro da SDR, com apelos constantes aos líderes locais do PSDB. Todos foram infrutíferos. Não nos foi dada sequer uma oportunidade de discutir o problema entre as Executivas dos dois partidos, pela total falta de solidariedade e muita intransigência das lideranças do PSDB em nos atender no nosso legítimo pleito. O próprio Governo Estadual tentou, por meses, intermediar a questão, sem êxito.

5- Diante do exposto e, também, pelas declarações recentes das lideranças do PSDB, especialmente do Secretário reconduzido, o partido optou por um projeto político próprio para 2012. A Administração Democrata considera rompida a aliança com o PSDB, ratificando publicamente o pedido de disponibilização dos cargos ocupados por membros do ex-partido aliado, o que faremos com pesar, pois, a intransigência de alguns não nos deixou outra alternativa.

 

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

E DEMOCRATAS

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

CPI da Covid-19 pode ter sua primeira reunião na próxima semana

CPI da Covid-19 pode ter sua primeira reunião na próxima semana
Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Política

Projeto pretende criar Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Domésticas

A redação do PL determina que o SINE de Jaraguá do Sul destine 10% das vagas mensais do mercado de trabalho para encaminhar mulheres do Regime Especial às entrevistas de emprego em Jaraguá
Educação

Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá

O PL foi aprovado em votação única e vai destinar recursos para reformas de prédios, compra de materiais de trabalho e campanha de divulgaçãO
Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá
Ver mais de Política