Joaçaba Pneus
Política

Projeto de lei define limites de bairros em Jaraguá do Sul

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a proposta vai corrigir falhas no limite desses bairros que foram produzidas ao longo do tempo

14 Mai 2021 - 10h40Por Janici Demetrio
Projeto de lei define limites de bairros em Jaraguá do Sul  - Crédito: Reprodução Google Crédito: Reprodução Google

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, na sessão desta quinta-feira (13), o projeto de lei que estabelece os limites dos bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Tifa Monos. Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a proposta vai corrigir falhas no limite desses bairros que foram produzidas ao longo do tempo conforme o município ia crescendo e se urbanizando. 

Os limites dos bairros, atualmente, são estabelecidos pela lei 1.164 de março de 1988, quando algumas ruas de Jaraguá do Sul ainda não haviam sido oficializadas ou sequer existiam. O projeto de lei em discussão no Legislativo vem para acrescentar essas ruas e estabelecer outras coordenadas topográficas para definir com maior assertividade as delimitações dos bairros. 

Exemplo: nos limites do bairro Vila Lenzi serão incluídas as ruas Emílio Jorge Welt, Leopoldo Gorges, Adão Noroschny, Leocádio Osmar Rodrigues, Expedicionário Ângelo Vicenzi e Emílio Floriani, além de novas coordenadas topográficas. Nada disso estava previsto na lei de 1988. 

"Antigamente, nos mapas onde a cidade ainda não estava urbanizada e sem arruamento, eram utilizadas linhas imaginárias - conhecidas por linhas secas - para traçar o limite de bairros. Como a cidade expandiu, hoje se faz necessário corrigir e substituir essas linhas secas por ruas e coordenadas topográficas (UTM) para melhorar o endereçamento dos imóveis", explicou Bertoldi.

Na mensagem do projeto, o Executivo explica que a indefinição ocasionada pelas linhas secas que dividiam os bairros já geraram situações em que muitos imóveis podem estar situados em mais de um bairro, causando problemas de endereço.

"O novo limite a ser aprovado irá facilitar a localização dos imóveis no Cadastro Técnico Municipal, Correios, etc", destaca Bertoldi. 

No bairro Nova Brasília serão acrescentadas aos seus limites a Rua Antônio Carlos Ferreira, Rua Eleonora Satler Pradi, Rua Bahia, Rua Expediciorário Vicenzi, Rua Gustavo Hagedorn e Rua Emílio Floriani. E no Jaraguá Esquerdo as ruas Walter Marquardt, João Januário Ayroso, Bahia, Gustavo Hagedorn, Expediciorário Vicenzi, Leocádio Osmar Rodrigues, Erich Aben e João Carlos Stein passam a fazer parte dos seus limites. Os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Tifa Monos também ganham novos contornos. 

Esta foi a primeira votação do PL, que deve voltar a pauta da Câmara Municipal na próxima semana para a segunda e definitiva votação.
 

Matérias Relacionadas

Política

Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá

Durante a execução dos trabalhos, que durarão aproximadamente 30 dias, o trânsito estará interrompido nos dois sentidos, entre as 8h e às 17h.  
Começam as obras de recuperação dos acessos a "ponte baixa", em Corupá
Política

Por pautas em conjunto, vereadoras do Vale do Itapocu fazem reunião

O objetivo do encontro foi o de aproximar as parlamentares da região em busca de formar um colegiado de vereadoras da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para trocar experiências
Por pautas em conjunto, vereadoras do Vale do Itapocu fazem reunião
Segurança

Projeto de duplicação da SC 108 deve ser licitado no fim do ano, afirma secretário

Ainda conforme o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Thiago Vieira, o trecho a ser duplicado da SC-108 contará com 12 obras de artes especiais
Projeto de duplicação da SC 108 deve ser licitado no fim do ano, afirma secretário
Política

Jaraguá do Sul é o terceiro do Estado em Efetividade da Gestão Municipal

O índice é composto pela combinação de dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de respostas em sete questionários eletrônicos feitos pelo TCE
Jaraguá do Sul é o terceiro do Estado em Efetividade da Gestão Municipal
Ver mais de Política