dengue 2
Política

Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho é aprovado em Jaraguá

O Programa já foi instituído e ganhou lei em diversos municípios e estados brasileiros através da proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

01 Dez 2021 - 11h22Por Janici Demetrio
Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho é aprovado em Jaraguá  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O município de Jaraguá do Sul ganha mais uma lei para defesa, prevenção e combate à violência contra as mulheres. Na terça-feira (30), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei n° 309/2021 que cria o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, visando atender e ajudar as vítimas de violência doméstica. A matéria é de autoria das vereadoras Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo) e dos vereadores Anderson Kassner (Progressistas) e Jair Pedri (PSD). 

O projeto estabelece que os profissionais que trabalham como atendentes em farmácias, repartições públicas, portarias de condomínios, hotéis, supermercados ou quaisquer estabelecimentos comerciais devem ligar imediatamente para o número de emergência da Polícia Militar, o 190, assim que notar o código de pedido de socorro feito pela vítima, um “X” vermelho na palma da mão, ou escutar as palavras “código vermelho”. O texto do PL ainda diz que a vítima deverá ser conduzida de forma sigilosa para um local reservado do estabelecimento e lá aguardar a chegada da PM. 

O Programa já foi instituído e ganhou lei em diversos municípios e estados brasileiros através da proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que lançaram a campanha em junho de 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando os números de casos de agressões dentro dos lares subiram acentuadamente. 

A iniciativa ainda propõe que o Executivo Municipal promova ações e campanhas para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos de segurança pública, AMB, CNJ, associações nacionais e internacionais, representantes ou entidades representativas do comércio para a promoção do Programa e o combate à violência doméstica. A Prefeitura também estará autorizada a disponibilizar em seu portal na internet a relação de estabelecimentos participantes, informando os locais onde as mulheres podem pedir ajuda. 

Sirley Schappo lembrou que ainda há pessoas que acreditam que se o assunto violência doméstica fosse menos comentado seria melhor para a sociedade.

“Mas não. É melhor falar mais, pois quanto mais se fala em um assunto, mais chances a gente tem de conscientizar mais pessoas sobre aquele tema para que não aconteça mais violência contra a mulher, para que não aconteça homofobia, para que não aconteça racismo, para que não aconteça nenhuma forma de preconceito”, afirmou.

A parlamentar também destacou que não há somente a violência física, mas também a sexual, a moral, a psicológica e a financeira. Ela frisou que 24% da população feminina no Brasil sofre algum tipo de violência, ou seja, 17 milhões de mulheres.

“E dessas, 35 % sofrem violência semanalmente e 45% sofrem diariamente”, explanou. 

Sirley ainda alertou sobre a dificuldade que as vítimas têm de se libertar do ciclo de agressões, já que não é tão simples interrompê-lo, e é por isso que elas precisam de ajuda. 

“É por isso que é importante termos a representação feminina na Câmara de Vereadores. Não que os homens não defendam, mas não é a mesma coisa. Vocês vivenciam isso e sentem isso”, salientou Kassner às vereadoras. 

“Lembrando que um simples sinal pode salvar vidas. Denuncie, não se cale, estamos com vocês”, declarou a vereadora Nina ao defender a proposta na tribuna do Legislativo. 

O projeto de lei foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e agora precisa ser sancionado pelo prefeito Antídio Lunelli para entrar em vigor. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Ver mais de Política