dengue 2
Política

Programa Adote uma Área de Lazer é aprovado em Jaraguá

O objetivo da proposta é de deixar a cargo do setor privado a responsabilidade de fazer a manutenção e a conservação desses espaços

12 Ago 2021 - 11h49Por Janici Demetrio
Programa Adote uma Área de Lazer é aprovado em Jaraguá - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Inspirado no Programa Adote um Verde – que cede espaço publicitário a empresas privadas, entidades e pessoas físicas em áreas como praças, rotatórias, trevos e canteiros a fim de que elas possam, em contrapartida, realizar a manutenção e o ajardinamento desses locais – o Programa Adote uma Área de Lazer foi aprovado na sessão desta quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, em segunda e última votação.

O projeto, de autoria dos vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Schappo (Novo), também vai destinar a empresas privadas, entidades e pessoas físicas espaços publicitários, mas desta vez em áreas de lazer como academias ao ar livre, parques infantis e quadras esportivas da cidade. Entretanto, de modo algum haverá restrição de acesso a essas áreas pela população, é o que diz o texto da matéria. 

O objetivo da proposta é de deixar a cargo do setor privado a responsabilidade de fazer a manutenção e a conservação desses espaços. Isso vai desobrigar o Poder Público Municipal de arcar com os custos dessas manutenções. Em troca disso, os adotantes poderão colocar publicidade nos locais. Nos parques infantis e nas academias ao ar livre, será permitida a colocação de duas placas com dimensões máximas de 80 centímetros de largura por 60cm de altura. Em quadras esportivas a permissão é de colocação de duas placas – uma em cada lado da quadra – com dimensões máximas de 1,60m de largura por 1,20m de altura. Também poderão ser implantados, como publicidade, relógios digitais, lixeiras, bancos, dentre outros equipamentos urbanos, desde que apresentado projeto assinado por profissional de engenharia. Os termos de cooperação celebrados entre a Prefeitura e os adotantes terão prazo de até 36 meses. 

A Prefeitura deverá divulgar uma lista com as áreas a serem adotadas e os interessados deverão manifestar o seu interesse e descrever os serviços que pretendem realizar nas áreas através de requerimento. Havendo mais de um interessado na adoção de uma área de lazer, a preferência será dada àquele que residir no bairro da área em questão. 

O PL foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao prefeito Antídio Lunelli para sanção. 

 

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política