dengue 2
POLÍTICA

Presidente do TRE-SP defende competência e especialização de zonas eleitorais

03 Mai 2019 - 18h52

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, defendeu nesta sexta-feira, 3, a competência desse braço do Judiciário para cuidar das ações relativas a crimes comuns decorrentes de ilícitos eleitorais - segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em março. Padin ressaltou "a necessidade de especializar as zonas eleitorais em seus respectivos territórios".

"Não se trata de rever a estrutura da Justiça Eleitoral, temos apenas que adequar os recursos humanos e materiais ao volume de serviços", afirmou o presidente do TRE de São Paulo, ao ponderar que cada Estado deve avaliar a possibilidade de convocar mais juízes para integrar as zonas eleitorais.

Nesta sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral organizou audiência pública, em Brasília, para tratar da competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns que tenham conexão com crimes eleitorais.

O encontro foi conduzido pelo ministro do TSE Og Fernandes, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) instituído para viabilizar o cumprimento da decisão do STF. As informações foram divulgadas pela Coordenadoria de Comunicação Social do TRE de São Paulo.

Representantes de diversas instituições deram opiniões e sugestões para execução da decisão do Supremo Tribunal Federal no polêmico julgamento do Inquérito nº 4435/DF, que reafirmou a competência da Justiça eleitoral para conduzir esse tipo de ação.

Quando o Supremo decidiu, em março passado, que a esse ramo da Justiça cabe tocar processos sobre os denominados crimes comuns conexos a infrações eleitorais, investigadores da Lava Jato protestaram enfaticamente. Para eles, a maior operação já deflagrada no País contra a corrupção e a lavagem de dinheiro perdeu força e prestígio.

No encontro realizado na sede do TSE, Cauduro Padin destacou que a Justiça Eleitoral "está extremamente bem servida para cumprir essa função institucional, assegurada na Constituição Federal de 1988 e no Código Eleitoral de 1965".

"Temos uma ordem constitucional e que foi escolhida pelo povo. A competência da Justiça Eleitoral é clara e foi reafirmada."

Atenta à decisão do STF, a Corte eleitoral paulista iniciou, já em abril, processo seletivo interno para escolher e capacitar servidores com o objetivo de auxiliar em feitos relacionados ao processamento e julgamento de crimes comuns conexos a crimes eleitorais.

CONFIRA TRECHOS DAS MANIFESTAÇÕES:

Ibrade

A primeira a falar durante a audiência foi a advogada Angela Cignachi Baeta Neves, representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Ela apresentou como sugestões identificar as áreas de concentração dos inquéritos e ações penais em curso e promover a complementação dos recursos humanos e de materiais necessários à prestação jurisdicional nas áreas identificadas.

Depois disso, segundo ela, a Justiça Eleitoral "deve expedir orientações de caráter geral e amplo no sentido de permitir que a jurisdição seja plena e célere, respeitadas as garantias de defesa, e informar os resultados e ações tomadas aos órgãos de fiscalização no sentido de permitir a adoção de medidas para a organização de suas funções constitucionais".

OAB

O representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos da Costa Pinto Neves Filho, falou sobre três pontos principais. O primeiro foi a orientação dos servidores que lidam diretamente com os processos sobre a necessidade do sigilo dos procedimentos que envolvem lavagem de dinheiro e organizações criminosas para proteger o devido processo legal.

Além disso, ele destacou a garantia do direito de defesa e o respeito ao domicílio do réu, impedindo a criação de tribunais excepcionais sem necessidade.

TRE do Piauí

O juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, que atua no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), defendeu a atuação de pelo menos dois juízes em cada zona eleitoral, podendo contar com juízes estaduais e também juízes federais.

Em sua opinião, é necessária uma reestruturação efetiva da Justiça Eleitoral para evitar a redução da qualidade na prestação jurisdicional e possível impunidade.

Ele também defendeu o deslocamento de servidores para essas zonas especializadas para reforçar a estrutura em cada região.

União dos Vereadores do Brasil

Guilherme Barcelos falou em nome da União dos Vereadores do Brasil. Ele se opôs à possibilidade de juízes federais atuarem em zonas eleitorais, uma vez que a Constituição Federal prevê apenas a atuação de juízes estaduais.

"O tratamento dessa matéria não é de competência do Poder Judiciário, mas sim do Congresso Nacional através do exercício do poder constituinte derivado", afirmou, ao se referir à necessidade de alteração das leis para que juízes federais possam atuar em tais processos.

Barcelos manifestou preocupação com a separação de zonas eleitorais com competência exclusiva para analisar crimes eleitorais e conexos inerentes a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Para ele, o problema é que tal medida usurparia a competência do juiz natural da causa. Ele acrescentou que não se pode "atacar as regras de competência estabelecidas há décadas" e afirmou que a competência deve ser determinada pelo local do fato e pelo domicílio do réu. "Discordamos de investidas dessa natureza", afirmou.

Ajufe

Representando a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o juiz federal Fernando Marcelo Mendes destacou que deve haver um reforço estrutural para a Justiça Eleitoral.

"Defendemos que é possível, sim, de acordo com a interpretação constitucional, que juízes federais possam integrar a Justiça Eleitoral de primeiro grau", disse.

De acordo com Mendes, a Ajufe reconhece a especialidade da Justiça Eleitoral, a celeridade e eficiência que nunca foi colocada em discussão. No entanto, a instituição demonstra preocupação com "a necessidade de repensarmos essa expertise a partir de um contexto específico que é o julgamento do Inquérito 4435 e que trouxe para a Justiça Eleitoral a competência para julgar novos crimes".

Para ele, é necessário "buscar saídas para construir soluções alternativas".

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Ver mais de Política