Política

Prefeitos da região estão inseguros quanto ao Programa Recuperar do Governo do Estado

O governo do Estado, ficará responsável por fiscalizar os trabalhos, além de liberar os recursos para garantir o andamento das obras

13 Set 2019 - 13h09Por Sérgio Luiz

Os prefeitos da região voltaram a se reunir na manhã desta sexta-feira (13), para discutir sobre a adesão, ou não, ao Projeto Recuperar do Governo do Estado. E, apesar de algumas opiniões contrárias, o colegiado aprovou pela participação ao Programa. Porém, com algumas ressalvas, conforme explica o diretor do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamval), Fenísio Pires Junior.

O prefeito de São João do Itaperiú, Clésio Fortunato, foi um dos gestores municipais que disse ser favorável ao programa, porém, se mostrou preocupado com algumas situações.

O projeto, construído em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), colocará as prefeituras à frente das obras, em parceria com o Executivo estadual. O modelo prevê que o Estado feche parcerias com consórcios de municípios para que as obras sejam executadas. Caberá a essas entidades definir quais são as prioridades para cada região, além de contratar a mão de obra necessária para o andamento das obras. As prefeituras também podem ceder servidores que estejam disponíveis para executar os serviços.

Foto: Sérgio Luiz

Já o governo do Estado, ficará responsável por fiscalizar os trabalhos, além de liberar os recursos para garantir o andamento das obras. Para aumentar o poder de fiscalização, o governador Carlos Moisés anunciou que vai contratar mais 50 engenheiros, que já foram aprovados por concurso público.

O secretário de Planejamento de Massaranduba, Fabiano Spézia, que representou o prefeito Armindo Sesar Tassi, afirma ser importante a participação ao programa, apesar de acreditar que o montante que será destinado não resolverá o problema das rodovias estaduais que corta a região.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Janela partidária muda composição das bancadas na Câmara de Jaraguá do Sul

Período conhecido como janela de transferência partidária possibilita a troca de sigla sem que isso implique na perda de mandatos
Janela partidária muda composição das bancadas na Câmara de Jaraguá do Sul
Política

Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann

Alcibaldo foi também secretário municipal
Morre ex-vereador de Guaramirim, Alcibaldo Pereira Germann
Política

Prefeito de Massaranduba solicita retirada de postes dos arrozais

Odenir Deretti entregou ofício ao deputado Antídio Lunelli solicitando apoio para a retirada de 289 postes de rede
Prefeito de Massaranduba solicita retirada de postes dos arrozais
Saúde

Dados desatualizados fazem SC perder R$ 7 milhões por mês no combate à dengue

Deputado Dr. Vicente faz ação para pressionar Ministério da Saúde a rever portaria
Dados desatualizados fazem SC perder R$ 7 milhões por mês no combate à dengue
Ver mais de Política