Política

Prefeitos chegam a Brasília com lista de reivindicações

28 Jan 2013 - 18h29

Aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e apoio para ações nas áreas de saúde e educação estão entre os temas citados por prefeitos para serem discutidos com o governo federal. Eles apresentarão os pedidos durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou hoje (28) e vai até a próxima quarta-feira (30), em Brasília. Os prefeitos também trazem demandas específicas dos municípios, como ações de combate à seca, e vem em busca de parcerias.


O prefeito reeleito de Rio dos Pires (BA), José Nardes, conta que o município de 12 mil habitantes não tem indústrias e depende essencialmente do FPM, que é um mecanismo de repasse de dinheiro pelo governo federal para os municípios. Ele relata que o reajuste não acompanha o aumento dos gastos da prefeitura. "Temos passado por muitas dificuldades e acho que esse pacto federativo deve ser discutido", disse.

À frente do município de Araguapaz (GO) desde o início do ano, o prefeito Fausto Luciano também defende uma discussão sobre os índices de distribuição do FPM. Ele diz que veio a Brasília em busca de convênios e parcerias em especial para as áreas de saúde, educação e segurança. "Na área de saúde temos carência de recursos e o alto custo de manutenção das equipes do Programa Saúde da Família, além do custo de hospitais municipais impede que a prefeitura destine recursos para outras áreas".

Fausto Luciano também se deparou com a necessidade de dinheiro para a construção de escolas e pretende encontrar incentivos para a aquisição de máquinas a serem usadas na manutenção das estradas vicinais, usadas para transportar alunos da zona rural para a urbana e também escoar a produção agrícola do município que tem cerca de 8,5 mil habitantes.

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Política

Presidente da Câmara de Jaraguá rebate críticas sobre a folga no carnaval

Presidente da Câmara de Jaraguá rebate críticas sobre a folga no carnaval
Política

Vice-presidente da República faz palestra na FIESC

Hamilton Mourão conversa com empresários nesta sexta-feira, dia 28, às 10h30, na sede da entidade, em Florianópolis. Encontro marca o início das comemorações dos 70 anos da Federação. Credenciamento para profissionais de imprensa já está aberto.
Vice-presidente da República faz palestra na FIESC
Eleições

Mulheres são maioria no eleitorado em SC e celebram 88 anos da conquista do direito ao voto

Dos 295 municípios catarinenses 148 têm as mulheres como maioria do eleitorado. Destaque para Balneário Camboriú com 48.262 eleitoras, o que equivale a 54,35%, o maior índice entre as cidades do Estado.
Mulheres são maioria no eleitorado em SC e celebram 88 anos da conquista do direito ao voto
Trânsito

Resultado do leilão da BR-101 Sul é positivo para SC, avalia FIESC

Com deságio de 62% e valor de R$ 1,97 por praça de pedágio, Grupo CCR foi o vencedor do certame realizado nesta sexta-feira (21). Para Federação, SC terá rodovia mais segura e melhoria na mobilidade
Ver mais de Política