Política
Prefeito e vice de São João do Itaperiú são denunciados pelo Ministério Público
Ambos foram presos na 5ª fase da Operação Mensageiro
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, GAECO e GEAC, ofereceu a primeira denúncia contra políticos e empresários pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, quatro fraudes licitatórias e participação em organização criminosa cometidos no município de São João do Itaperiú, no Vale do Itapocu, que foi alvo da quinta fase da Operação Mensageiro. Entre os denunciados, estão o prefeito afastado Clézio José Fortunato (MDB) e o vice-prefeito Jaime Antônio de Souza (PL), presos preventivamente desde a deflagração desta fase da Operação, em 29 de abril de 2024, e que permanecem presos.
Segundo nota do MPSC, em paralelo, quanto aos fatos ocorridos no município de Porto Belo, na Região da Foz do Rio Itajaí, o MPSC avaliou ser necessária a continuidade das investigações para delimitar as circunstâncias dos crimes de fraudes licitatórias e corrupções em apuração. Assim, foi acolhido pedido do MPSC para a soltura de dois dos investigados que estavam presos e para aplicar medidas cautelares diversas da prisão a cinco investigados desse município.
A quinta fase da Operação Mensageiro está voltada para as investigações de supostas irregularidades em contratos de iluminação pública e abastecimento de água, feitos entre a iniciativa privadas e prefeituras de Santa Catarina. Anteriormente, a Operação Mensageiro apurou irregularidades em contratos de coleta e destinação de lixo e levou 19 prefeitos à prisão.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br