Mês do Trânsito - Rádio
Política

Prefeita vai recorrer de decisão da justiça sobre exoneração do marido e da filha

07 Mar 2012 - 11h42

Termina às 17h desta quarta-feira o prazo para a prefeita Cecília Konell, o marido Ivo e a filha Fedra, cumprirem a decisão na ação cível pública que investiga o nepotismo na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Conforme determinação da juíza Candida Inês Zoelner Brugnoli, a prefeita Cecília Konell (PSD) deve exonerar o marido e a filha até o fim da tarde de hoje. A prefeita terá prazo de 15 dias para recorrer da decisão, o que deve acontecer na o próxima segunda-feira (12). Segundo o advogado da prefeita Cecília Konell, Marlon Bertol, Ivo e Fedra devem entregar os cargos no fim da tarde de hoje. Depois disso, a defesa entrará com agravo de instrumento no tribunal de Justiça do Estado para tentar reverter a decisão.

[jwplayer mediaid="79927"]

O advogado diz que o entendimento do Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal tem sido de que a Súmula Vinculante do STF, que libera contratação de parentes para cargos de primeiro escalão, é superior à legislação municipal. A defesa deve protocolar o agravo de instrumento na próxima segunda-feira no Tribunal de Justiça e a expectativa é que em 10 dias o mesmo seja julgado.

Autor da denúncia contra a contratação de parentes na Prefeitura de Jaraguá do Sul, o presidente do diretório central dos estudantes da Católica de Santa Catarina, Luis Fernando Almeida, diz que a decisão da Justiça mostra que os vereadores estavam errados quando argumentaram que a iniciativa não teria resultado. Ele afirma também que essa não foi uma posição tomada contra o governo, mas sim contra a prática do nepotismo.


No começo da noite de ontem, os advogados de defesa da família Konell tentavam reverter a decisão da juíza da Comarca de Jaraguá do Sul.

(ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ)

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020

Até o meio-dia desta segunda-feira (28), haviam 21.422 pedidos de registro de candidaturas no estado, o que representa um aumento de 21,45% em comparação com as eleições municipais de 2016
TRE-SC registra número recorde de candidatos nas Eleições 2020
Schroeder

Eleições 2020: conheça os candidatos de Schroeder

Em Schroeder, seis candidaturas foram confirmadas para a Prefeitura
Eleições 2020:  conheça os candidatos de Schroeder
Corupá

Eleições 2020: Confira quem são os candidatos em Corupá

Corupá é o único município da microrregião com mulheres disputando à Prefeitura
Eleições 2020: Confira quem são os candidatos em Corupá
Guaramirim

Eleições 2020: Veja quem são os candidatos em Guaramirim

Em Guaramirim, conforme dados disponíveis no site Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, são três candidatos a prefeito, três vices e 119 candidatos a vereadores
Eleições 2020: Veja quem são os candidatos em Guaramirim
Ver mais de Política