POLÍTICA
Porta-voz: Bolsonaro defende manifestações pacíficas e não contra instituições
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta terça-feira, 21, que o presidente Jair Bolsonaro não endossa pautas que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), oriundas de grupos que participarão de atos pró-governo neste domingo, 26.
"O governo é democrático e entende a cooperação dos três Poderes para a elevação do nosso País", afirmou Rêgo Barros, dizendo também que não há participação do governo nos atos, e que eles não devem ser "contra grupos ou instituições". "Presidente gostaria de declarar que as manifestações têm sempre caráter livre e espontâneo, especialmente essa que estamos tratando, que deve ser pacífica, não sendo contra grupos ou instituições", disse.
O porta-voz confirmou que Bolsonaro não irá participar dos atos, e que o presidente orientou seus ministros para que também não estejam presentes nas manifestações de domingo. Apesar de afirmar que acredita ser fundamental a participação da sociedade em decisões políticas, o chefe do Executivo avalia que não é adequado mesclar a sua posição com os atos programados, comunicou Rêgo Barros. "Deixar claro o entendimento da importância, mas não quer colocar-se diretamente nesse contexto", explicou o porta-voz.
"Presidente defende liberdade de expressão, e acredita ser fundamental a participação da sociedade nas discussões e decisões políticas. Elas objetivam dar relevo aos projetos prioritários para a sociedade, dentre as quais a aprovação da nova Previdência, da lei anticrime e anticorrupção, a aprovação da medida provisória 870 (que reestruturou os ministérios), entre outras atividades", disse Rêgo Barros à imprensa.
Como mostrou o Estado, líderes ligados ao movimento evangélico e aos caminhoneiros endossam os atos em favor do presidente, mas evitam corroborar mensagens radicalizadas de grupos que pedem o fechamento do Congresso e do STF. O Clube Militar também fez uma convocação para os atos. O ato tem apoio de uma ala do PSL que inclui um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Matérias Relacionadas
Política
Bolsonaro deverá lançar Carlos ao Senado por Santa Catarina
Nas redes sociais, o filho do ex-presidente admitiu a possibilidade

Política
Câmara de Guaramirim aprova em primeira votação reforma administrativa na Prefeitura
Projeto foi votado em sessão na noite de quinta-feira (12)

Política
Caropreso propõe lei para combater assédio online contra pessoas com deficiência
"A internet não pode ser um território livre para o ódio e o preconceito", afirma Vicente Caropreso, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa

Política
Vereadora de Guaramirim quer distribuição de uniformes para alunos da rede municipal
A indicação será encaminhada ao Executivo Municipal
