Política

Por pautas em conjunto, vereadoras do Vale do Itapocu fazem reunião

O objetivo do encontro foi o de aproximar as parlamentares da região em busca de formar um colegiado de vereadoras da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para trocar experiências

17 Jun 2021 - 19h51Por Janici Demetrio
Por pautas em conjunto, vereadoras do Vale do Itapocu fazem reunião - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As vereadoras dos municípios do Vale do Itapocu se reuniram na tarde de quarta-feira (16) na Câmara de Municipal de Jaraguá do Sul. O objetivo do encontro foi o de aproximar as parlamentares da região em busca de formar um colegiado de vereadoras da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para trocar experiências e alinhar projetos em conjunto. Participaram da reunião as vereadoras jaraguaenses Nina Santin Camello (Progressistas) e Sirley Schappo (Novo), a presidente do Legislativo de Corupá, Bernadete Hillbrecht (PSD), a vereadora de Schroeder, Ana Cláudia de Oliveira (MDB), e a de Guaramirim, professora Maria Rosana Franz (PSD). 

Nina explica que é importante as parlamentares estarem reunidas em um grupo suprapartidário, pois há muitas propostas que podem ser compartilhadas entre os municípios e as vereadoras.

“O projeto que pode servir aqui, pode servir a outra cidade também”, pontua. 

Sirley Schappo destaca que o encontro foi importante para as vereadoras se conhecerem e unir forças para projetos em comum.

“Mais encontros acontecerão, sempre uma vez por mês” avisa. 

Alguns temas que serão pautas conjuntas já foram levantados nesta primeira reunião, como a moção de apelo pela implantação de uma Casa de Abrigo regional para as mulheres vítimas de violência doméstica e a ideia de instalação de Procuradorias Especiais das Mulheres nos Legislativos da região. Sobre a moção de uma Casa Abrigo, elas pretendem elaborar uma moção em conjunto para ser levada pela Avevi à Associação do Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), já que a ideia é que esse consórcio seja firmado entre os municípios da região para diluir os custos operacionais entre as prefeituras.

Para Bernadete Hillbrecht a iniciativa é necessária para fortalecer as mulheres e mostrar que elas podem também estar nos legislativos fazendo a diferença.

“Não podemos só cumprir uma cota imposta para as eleições”, adverte.

O próximo encontro das vereadoras já está marcado. Será no dia 14 de julho na Câmara Municipal de Guaramirim. 

Matérias Relacionadas

Política

Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro

Obra será custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini destinada a Guaramirim.
Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Política

Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado

O empresário já foi filiado ao MDB, mas hoje está sem partido.
Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado
Economia

Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório

Jaraguá do Sul é um dos primeiros municípios a aprovar esta lei. O objetivo é possibilitar que empresas, já constituídas, tenham autorização temporária para testar negócios inovadores
Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório
Ver mais de Política