POLÍTICA

Oposição e centro articulam derrubada de isenção de visto para EUA

20 Mar 2019 - 23h51Por Mariana Haubert e Camila Turtelli

A insatisfação do Congresso com a forma como o governo tem tratado deputados e senadores levou os parlamentares a articular um "susto" para o Palácio do Planalto. Ao longo do dia, um grupo de deputados de partidos de centro e de oposição buscou apoio para pautar um requerimento de urgência para um decreto legislativo que derruba a isenção de visto para americanos. A medida foi anunciada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro durante viagem a Washington (EUA).

A ideia começou a ganhar força ainda pela manhã e acendeu o alerta até mesmo no Itamaraty. Durante coletiva de imprensa do chanceler Ernesto Araújo, seus assessores já comentavam com preocupação os movimentos que aconteciam na Câmara. A ordem era para desarmar a bomba.

Os mentores do projeto levaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o pedido para que ele pautasse o requerimento de urgência da proposta. Na avaliação do grupo, a aprovação de uma urgência de uma matéria tão delicada e importante como esta já bastaria para mandar um recado ao governo.

Maia, no entanto, pediu aos deputados para esperarem alguns dias para que o clima de desgaste visto no Congresso nesta semana pudesse diminuir. Ele também avaliou que não seria de bom tom pautar uma questão como esta no mesmo dia em que o próprio presidente esteve no Congresso para entregar o projeto de lei que trata da previdência dos militares.

O presidente da Câmara se reunirá nesta quinta-feira, 21, com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e talvez com o próprio Bolsonaro e, por isso, pediu para que seus colegas deixassem a questão para a próxima semana. O encontro, porém, não está confirmado ainda.

O projeto de decreto legislativo que susta o decreto presidencial foi apresentado pela deputada Marília Arraes (PT-PE). Além da dispensa de visto para americanos, o texto também beneficia cidadãos da Austrália, do Canadá e do Japão.

Fontes ouvidas pelo Broadcast avaliaram que se o projeto fosse colocado em votação nesta quarta-feira, 20, o governo tinha chances concretas de perder a votação.

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política