maio amarelo
Política

Operação Mensageiro: Prefeito de Corupá está preso em Itajaí 

Luiz Carlos Tamanini passou por audiência de custódia na quinta-feira (27)

28 Abr 2023 - 10h30Por Janici Demetrio
Operação Mensageiro: Prefeito de Corupá está preso em Itajaí  - Crédito: Arquivo / Rádio Jaraguá Crédito: Arquivo / Rádio Jaraguá

Após audiência de custódia, o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, foi transferido para Itajaí onde permanecerá preso. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura na manhã desta sexta-feira (28), acrescentando que Tamanini dever ser ouvido na próxima quarta-feira (4), em audiência em Florianópolis. 

Tamanini foi detido na manhã de quinta-feira (27), junto com mais nove prefeitos de Santa Catarina, investigadas na Operação Mensageiro. 

Ainda conforme a nota da Prefeitura de Corupá, “o prefeito Tamanini, está em Itajaí sozinho num ambiente em função das suas condições clínicas não muito favoráveis”, diz a nota.  


Confira a nota na íntegra 

Bom dia, colegas. Compartilho as informações repassadas à diretoria de comunicação pela Dr; Sandro Glatz, procurador do município e que acompanhou o prefeito Tamanini. Houve uma audiência de Custódia "preliminar" envolvendo todos que foram encaminhados a Florianópolis. O prefeito Tamanini, está em Itajaí sozinho num ambiente em função das suas condições clínicas não muito favoráveis. Na próxima quinta-feira (4), ele será ouvido novamente durante audiência em Florianópolis, neste caso, pela desembargadora do processo, quando aí sim, haverá um desfecho mais claro. Após o meio dia, estarei encaminhando matéria sobre a posse do vice-prefeito no cargo de prefeito em exercício. Grato e abraço

Na manhã desta quinta-feira (27) a 4ª fase da Operação Mensageiro cumpriu três mandados preventivos contra prefeitos da região: de Massaranduba, Sesar Tassi, de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, e de Schroeder, Felipe Voigt. Os três foram encaminhados para depoimento em Florianópolis. 

O prefeito de Guaramirim, Luis Chiodini, também está com mandado expedido, mas como viajou para a Inglaterra no dia 19 de abril, será detido em seu retorno. Ainda em Guaramirim, o diretor da Águas de Guaramirim, Osni Denker, e a secretária de Administração e Finanças do município, Patrícia Malko, foram detidos e também foram encaminhados a Florianópolis. 

Conforme o Ministério Público de Santa Catarina, foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão. Dos 19 mandados de prisões, dentre os quais envolvem 10 prefeitos, somente a prisão do prefeito de Guaramirim não foi realizada.

Os prefeitos detidos desta fase são:

– Prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi (MDB);

– Prefeito de Três Barras, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD);

– Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB);

– Prefeito de Imaruí, Patrick Corrêa (Republicanos);

– Prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini (MDB);

– Prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski (Patriota);

– Prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguri (PSD);

– Prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo Cezar Dreher (Podemos);

– Prefeito de Schroeder, Felipe Voigt (MDB).


A operação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Política

Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas

TCE/SC faz levantamento em contratos e obras de infraestrutura no Estado que somam R$ 2,9 bilhões
Obra na SC 108, em Guaramirim, será alvo de avaliação do Tribunal de Contas
Política

Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes

Parlamentar também destacou a importância da obra de dragagem autorizada pelo governo do Estado em Rio do Sul 
Lunelli critica burocracia para liberação de recursos aos atingidos pelas enchentes
Política

Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas

O parlamentar realizou reuniões com senadores e parlamentares para tratar de projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam do uso medicinal da cannabis e do ensino de segundo idioma estrangeiro nas escolas
Em Brasília, Caropreso discute canabidiol e segunda língua estrangeira nas escolas
Geral

Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos

Estado poderá direcionar R$ 23 bilhões para reconstrução
Senado aprova suspensão da dívida do RS com a União por três anos
Ver mais de Política