POLÍTICA

Onyx: ministérios terão sistema de autocontrole para combate à corrupção

13 Fev 2019 - 22h59Por Julia Lindner

Em meio a suspeitas do uso de candidaturas laranjas no PSL, partido de Jair Bolsonaro, na última eleição, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anunciou que os ministérios passarão a ter um sistema de autocontrole para combate à corrupção com objetivo de "dar o exemplo" para a sociedade. A experiência começará, num primeiro momento, a ser testada nas pastas da Agricultura e da Saúde. Se der certo, será estendida para os demais ministérios.

"Como trabalhamos para dentro? Aqui vem uma novidade que estamos trabalhando há várias semanas junto com a Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU): dois ministérios muito grandes se voluntariaram, o da Saúde e da Agricultura, e deveremos implantar em cada um deles duas unidades de integridade e combate à corrupção", anunciou Onyx durante palestra em seminário promovido pela Revista Voto.

Ele explicou que a ideia é fazer uma "experiência piloto" nos dois ministérios que já se voluntariaram para que o governo possa "aprender" como funciona e selecionar o melhor modelo. Será aplicado um modelo de unidade na pasta da Agricultura e um modelo de departamento na Saúde para avaliar qual a melhor opção.

"O Brasil vai ser primeiro país a ter unidades de autocontrole dentro da cada pasta ministerial. É preciso não apenas fazer combate à corrupção, mas mudar a cultura. E mudança de cultura é complexa, mas ajuda muito ter dentro do ministério ter unidade, núcleo, departamento."

Os núcleos, disse Onyx, vão trabalhar nas relações externas com o público alvo de cada pasta, além de prestadores de serviço e sociedade. "Começa a se constituir através da força do exemplo um governo que respeita o cidadão", declarou o ministro. Ele ressaltou que, enquanto o ministro da Justiça, Sergio Moro, atua para endurecer leis contra a criminalidade no Congresso, o governo também trabalhará internamente para mudar a cultura.

Durante coletiva de imprensa, na qual foi questionado sobre a permanência do ministro da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, que era presidente do PSL durante a última eleição, Onyx disse é preciso ter "paciência e ir com calma". "Bebianno é um homem dedicado ao projeto, é sério", defendeu. Ao final, Onyx relembrou a medida anunciada de autocontrole e disse que era uma boa notícia.

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política