denguye
Política

Olhando para 2026

Confira os bastidores da política desta quarta-feira (26) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

27 Nov 2024 - 07h00Por Janici Demetrio
Política com Cláudio Prisco Paraíso - Crédito: Rádio Jaraguá Política com Cláudio Prisco Paraíso - Crédito: Rádio Jaraguá

Ainda a reunião dos governadores do Sul e do Sudeste ocorrida no final de semana em Santa Catarina, na Capital. Começou na quinta, estendendo-se até sábado, quando foi assinada a carta de Florianópolis, com a posição assumida por todos os governadores em relação a vários temas, temas relacionados à gestão, à administração dos sete estados.  Mas as conversas políticas no contexto partidário não foram ignoradas e, muito pelo contrário, registradas.

Ficou patenteado entre os governadores que já cumprem o segundo mandato, como Romeu Zema, de Minas Gerais; Ratinho Júnior do Paraná; e também Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, que a tendência é de uma participação eleitoral efetiva em 2026.  
Ratinho chegou a ter seu nome especulado à Presidência da República, como postulante pelo PSD, mas o próprio Ratinho sabe que Gilberto Kassab joga com a probabilidade de apoiar  a candidatura do União Brasil na figura do governador também reeleito de Goiás, Ronaldo  Caiado.  

Câmara Alta

Então ele, Ratinho, vai ao Senado, que é também a tendência de Cláudio Castro. Isso se ele não tiver seu mandato cassado como governador do Rio e eventualmente  ficar inelegível, com os direitos suspensos por oito anos.

Mineiro

Quanto a Romeu Zema, esse vem se escalando para ser uma opção para vice. Inicialmente na direção de Tarcísio de Freitas, mas o governador já decidiu: vai à reeleição  em São Paulo e com o apoio de Jair Bolsonaro. Sem o quê, Pablo Marçal tem tudo pra virar governador do maior estado da Federação.

Guarda-chuvas

E assim tiraria o controle da direita e dos votos conservadores do ex-presidente da República.  Então hoje, Tarcísio não tem um segundo caminho.  Logo, Zema seria uma opção para, justamente, compor de vice de Caiado.


Reeleição

Jorginho Mello, naturalmente, é candidato à reeleição. Então foram muitas as conversas políticas, partidárias, eleitorais, durante o evento. Jorginho Mello controla o Republicanos em Santa Catarina, que é também o partido de Tarcísio de Freitas.

Acéfalo

Sim, mas daí como vai ser a vida do PL com vistas a 2026?  É muito improvável que Bolsonaro recupere a sua condição de elegível.  Não sendo Bolsonaro, quem que o PL teria?  O Novo tem Romeu Zema, que poderia ser vice de Caiado, do União Brasil.  E o Republicanos não teria candidato, pois Tarcísio vai à reeleição em São Paulo.

Padrinho

E no PL, quem mereceria o apadrinhamento de Jair Bolsonaro? A mulher Michelle? Não.  É pré-candidata ao Senado pelo no Distrito Federal e com boas chances de êxito. Assim como Flávio Bolsonaro, candidato à reeleição no Rio. Também ao Senado.

Paulista

Eduardo Bolsonaro em São Paulo também candidato ao Senado. E como fica o PL? Qual é o nome? O PL poderia, diferentemente do que ocorreu nas eleições municipais desse ano, apoiar um nome viável da direita. Na campanha de 2024, Bolsonaro tentou derrotar e enfrentar uma série de governadores que apoiavam seus candidatos, inclusive nas capitais, como aconteceu com Ratinho Júnior no Paraná e Ronaldo Caiado em Goiás, cujas capitais são, respectivamente, Curitiba e Goiânia. Detalhe: Bolsonaro perdeu para Caiado e Ratinho.

Será?

Praticaria o gesto Bolsonaro de apoiar, de repente, a dobradinha Caiado e Zema? União e Novo? E o PL ficaria fora da chapa, assim como o PSD já projeta ficar fora da chapa. Muito embora Kassab imagine ser o vice de Tarcísio de Freitas em São Paulo para, lá na frente, assumir o governo. Isso em 2030, quando o Tarcísio concorreria à Presidência e ele, Kassab, iria à reeleição.

Nuvens escuras

Aí já tem uma situação futura envolvendo o PSD e o PL, que acabaria esvaziado nesse contexto. De modo que isso tudo pode influenciar nas eleições estaduais, inclusive em Santa Catarina, onde Jorginho Melo, além de governador, é o presidente estadual do PL.

Matérias Relacionadas

Política

Polícia Federal prende Braga Netto

General foi detido no Rio de Janeiro por atrapalhar investigação
Polícia Federal prende Braga Netto
Política

Veja quanto dinheiro os deputados mais votados destinaram para a região de Jaraguá do Sul

Juntos, os parlamentares encaminharam quase R$ 250 milhões no atual mandato
Veja quanto dinheiro os deputados mais votados destinaram para a região de Jaraguá do Sul
Política

Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Política

Governo Jorginho com apenas um secretário do MDB

Confira os bastidores da política desta sexta-feira (12) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Governo Jorginho com apenas um secretário do MDB
Ver mais de Política