Joaçaba Pneus
POLÍTICA

Olavo de Carvalho rebate ministro Santos Cruz e ataca militares no governo

26 Mar 2019 - 19h05Por Gregory Prudenciano

O escritor Olavo de Carvalho voltou-se contra os militares em tuítes publicados na tarde desta terça-feira, 26, dia em que o Twitter brasileiro é palco de mais uma disputa de hashtags entre opositores e apoiadores do golpe de 1964.

"Em 1964 os militares expulsaram os comunistas do poder e depois passaram vinte anos chamando-os de volta. Eles vieram e dominaram tudo por quase quatro décadas, achincalhando e humilhando os militares. Você ainda confia em militar para lidar com esses assuntos?", escreveu Olavo de Carvalho. O escritor, que já demonstrou influência no governo, foi recentemente chamado de "desequilibrado" pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, que é general da reserva.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o general atribuiu ao suposto desequilíbrio de Olavo de Carvalho a postura pública do escritor, manifestada em "colocações na mídia, com linguajar chulo, com palavrões", segundo ele. Santos Cruz respondeu a agressões anteriores de Olavo ao núcleo militar do governo, grupo que teria, segundo o escritor, uma "mentalidade golpista". Olavo já havia dito também que o vice-presidente, Hamilton Mourão, também general da reserva, seria "idiota" e "estúpido".

Na segunda-feira, 25, Olavo havia tuitado, em tom de ironia, que estava "muito ocupado" e que daria depois "a resposta carinhosa" merecida por Santos Cruz. Hoje, escreveu que "militares brasileiros de alta patente são mentalmente escravos da mídia que os achincalha" e se defendeu das críticas recebidas dizendo que "nenhum general disse uma palavra contra os inimigos de Bolsonaro, só contra os amigos dele", explicando então que se referia aos filhos do presidente e a si próprio.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Câmara volta a aprovar atualização nas regras do serviço funerário em Jaraguá

Eles já haviam aprovado um projeto sobre o mesmo tema no dia 4 de maio. Porém, foram adicionadas emendas à matéria e o Executivo vetou o projeto alegando que as alterações desconfiguraram o projeto de lei original
Saúde

Bolsonaro pede parecer para desobrigar uso de máscara por vacinados

Quem já contraiu covid-19 também não precisaria mais usar a máscara
Bolsonaro pede parecer para desobrigar uso de máscara por vacinados
Política

Senado aprova criação de certificado para vacinados contra covid-19

PL visa promover volta à rotina das pessoas com segurança sanitária
Senado aprova criação de certificado para vacinados contra covid-19
Política

Rosa Weber decide que governador do AM não é obrigado a depor na CPI

Depoimento estava marcado para hoje
Rosa Weber decide que governador do AM não é obrigado a depor na CPI
Ver mais de Política