POLÍTICA

'O novo PSDB assume sua bandeira liberal', diz pupilo de Dória

04 Mai 2019 - 12h30Por Pedro Venceslau

Pupilo de João Doria, o ex-deputado estadual Marco Vinholi, de 34 anos, foi escolhido pelo governador para assumir a presidência do PSDB paulista na convenção que a sigla realiza amanhã na Assembleia Legislativa. Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, ele será o mais novo dirigente da legenda. Filho do ex-prefeito de Catanduva e ex-deputado Geraldo Vinholi, Marco Vinholi assumiu a missão de comandar em São Paulo a construção do ele chama de "Novo PSDB". Segundo ele, a sigla defenderá um "liberalismo contundente". A seguir os principais trechos da entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Tucanos da base do PSDB reclamam de ingerência do governador João Doria sobre os processos eleitorais do partido e que estaria tomando conta de tudo. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Não vejo qualquer tipo de ingerência. O governador João Doria se firmou como a maior liderança do PSDB nacional. Tem um protagonismo muito grande. Aqui em São Paulo muito forte. Dentro dessa situação, João Doria está construindo um PSDB moderno. Estamos discutindo desde a questão do nome do partido, a apresentação para a sociedade, passando por um posicionamento mais firme de centro. O partido será mais liberal.

A social-democracia que está no nome do PSDB está ultrapassada?

O PSDB é um partido liberal na economia. Foi assim na prática. O PSDB é o partido das privatizações no Brasil. E esse liberalismo econômico está ficando mais contundente e latente nesse novo PSDB. Depois do governo Fernando Henrique, o PSDB teve um recuo nesse processo. Nas campanhas presidenciais, o PSDB não se assumiu como o partido das privatizações no Brasil, apesar de ter feito.

Foi um recuo para a centro-esquerda?

Naquele momento foi um recuo das suas bandeiras tradicionais, entre elas as parcerias com a iniciativa privada e o liberalismo econômico. O novo PSDB assume com contundência sua bandeira liberal na economia.

O senhor defende as expulsões de tucanos do partido, em especial a do ex-governador Alberto Goldman?

Eu defendo a expulsão do Goldman. Ele foi agiu contra os interesses do PSDB e candidaturas do partido. Fez isso sabendo que estava incorrendo em graves falhas de sua conduta partidária. O Goldman não tem qualquer possibilidade de ficar no PSDB. Defendo a expulsão imediata dele.

Também defende as expulsões do ex-governador do Paraná Beto Richa, que chegou a ser preso, do deputado federal Aécio Neves e do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo, que está preso?

Essa questão será enfrentada de acordo com o nosso novo estudo e a regra de compliance que será implementada.

O novo estatuto vai valer só para os novos casos ou também para os antigos?

Vai valer para todos.

Dentro do estatuto, o que justifica a expulsão do Goldman?

Infidelidade partidária. Ele foi contra a candidatura do partido e serviu até a outra candidatura para internamente ser uma espécie de quinta coluna.

Defende a fusão com o DEM?

O DEM é muito próximo do PSDB e aliado de primeiro hora. Sou a favor da discussão de fusão com o DEM e outros partidos que tenham afinidade política e programática com o PSDB.

O governador João Doria deve disputar A Presidência em 2022, o que implica passar o Palácio dos Bandeirantes para Rodrigo Garcia, do DEM. O PSDB pode apoiar a reeleição de Garcia em troca do apoio do DEM na disputa presidencial?

O PSDB vai ter candidato a governador em 2022.

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política