Delivery Much
POLÍTICA

'O novo PSDB assume sua bandeira liberal', diz pupilo de Dória

04 Mai 2019 - 12h30Por Pedro Venceslau

Pupilo de João Doria, o ex-deputado estadual Marco Vinholi, de 34 anos, foi escolhido pelo governador para assumir a presidência do PSDB paulista na convenção que a sigla realiza amanhã na Assembleia Legislativa. Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, ele será o mais novo dirigente da legenda. Filho do ex-prefeito de Catanduva e ex-deputado Geraldo Vinholi, Marco Vinholi assumiu a missão de comandar em São Paulo a construção do ele chama de "Novo PSDB". Segundo ele, a sigla defenderá um "liberalismo contundente". A seguir os principais trechos da entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Tucanos da base do PSDB reclamam de ingerência do governador João Doria sobre os processos eleitorais do partido e que estaria tomando conta de tudo. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Não vejo qualquer tipo de ingerência. O governador João Doria se firmou como a maior liderança do PSDB nacional. Tem um protagonismo muito grande. Aqui em São Paulo muito forte. Dentro dessa situação, João Doria está construindo um PSDB moderno. Estamos discutindo desde a questão do nome do partido, a apresentação para a sociedade, passando por um posicionamento mais firme de centro. O partido será mais liberal.

A social-democracia que está no nome do PSDB está ultrapassada?

O PSDB é um partido liberal na economia. Foi assim na prática. O PSDB é o partido das privatizações no Brasil. E esse liberalismo econômico está ficando mais contundente e latente nesse novo PSDB. Depois do governo Fernando Henrique, o PSDB teve um recuo nesse processo. Nas campanhas presidenciais, o PSDB não se assumiu como o partido das privatizações no Brasil, apesar de ter feito.

Foi um recuo para a centro-esquerda?

Naquele momento foi um recuo das suas bandeiras tradicionais, entre elas as parcerias com a iniciativa privada e o liberalismo econômico. O novo PSDB assume com contundência sua bandeira liberal na economia.

O senhor defende as expulsões de tucanos do partido, em especial a do ex-governador Alberto Goldman?

Eu defendo a expulsão do Goldman. Ele foi agiu contra os interesses do PSDB e candidaturas do partido. Fez isso sabendo que estava incorrendo em graves falhas de sua conduta partidária. O Goldman não tem qualquer possibilidade de ficar no PSDB. Defendo a expulsão imediata dele.

Também defende as expulsões do ex-governador do Paraná Beto Richa, que chegou a ser preso, do deputado federal Aécio Neves e do ex-governador de Minas Eduardo Azeredo, que está preso?

Essa questão será enfrentada de acordo com o nosso novo estudo e a regra de compliance que será implementada.

O novo estatuto vai valer só para os novos casos ou também para os antigos?

Vai valer para todos.

Dentro do estatuto, o que justifica a expulsão do Goldman?

Infidelidade partidária. Ele foi contra a candidatura do partido e serviu até a outra candidatura para internamente ser uma espécie de quinta coluna.

Defende a fusão com o DEM?

O DEM é muito próximo do PSDB e aliado de primeiro hora. Sou a favor da discussão de fusão com o DEM e outros partidos que tenham afinidade política e programática com o PSDB.

O governador João Doria deve disputar A Presidência em 2022, o que implica passar o Palácio dos Bandeirantes para Rodrigo Garcia, do DEM. O PSDB pode apoiar a reeleição de Garcia em troca do apoio do DEM na disputa presidencial?

O PSDB vai ter candidato a governador em 2022.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Jonathan Reinke fala sobre início do mandato na Câmara de Jaraguá

Parlamentar participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta terça-feira (26)
Jonathan Reinke fala sobre início do mandato na Câmara de Jaraguá
Política

Maria Rosana assume vaga na Câmara de Guaramirim

Ela assume o cargo de Adilso Comin, que se licenciou para atuar na Secretaria de Agricultura do município.
Maria Rosana assume vaga na Câmara de Guaramirim
Política

Laírton Müller é escolhido como líder do Governo na Câmara de Corupá 

Definição do prefeito Luiz Carlos Tamanini foi anunciada nesta segunda-feira (25)
Laírton Müller é escolhido como líder do Governo na Câmara de Corupá 
Política

Vicente Caropreso pede novos leitos de UTI Covid para Jaraguá do Sul

Em reunião com secretário da Saúde, deputado também articula para que governo dobre repasse de recursos ao Hospital São José e que unidade possa ser referência em cardiologia pelo SUS
Vicente Caropreso pede novos leitos de UTI Covid para Jaraguá do Sul
Ver mais de Política