Política

Notas da coluna de Patria Moraes no Jornal FolhaSC

10 Mai 2012 - 11h15

Na coluna de Patricia Moraes do jornal FolhaSC desta quinta-feira, ela destaca a comemoração de Ivo Konell e acrescenta que o fato é que o debate em torno do Arthur Müller nunca foi técnico, mas sim político. E, por isso, os usuários do transporte coletivo vão continuar sem um terminal ideal e os praticantes de esporte sem o ginásio. Mas o palanque vai continuar armado.

*

A gerente regional de Educação, Lorita Karsten, elogia a decisão dos professores de retornar às salas de aula e diz que aguarda posição da Secretaria de Estado para saber como funcionará a recuperação dos 16 dias perdidos com a greve. Mesmo assim, já adianta que a reposição não deve causar transtornos, pois o número de professores paralisados não chegou a 20 na região.

*

Com a indefinição completa, está sendo ressuscitada a ideia de se formar um frentão de oposição contra a candidatura à reeleição de Cecília Konell (PSD). Participariam PP, PMDB, PSDB, PR, e até o PT e o PCdoB. Resta saber quem cederá espaço nessa história toda. 

*

Maurici Zanghelini, do PP de Guaramirim, diz que há interesse em uma aliança com o PT de Evaristo Cavaquioli, mas desde que os Progressistas ocupem a cabeça de chapa e não ao contrário como vinha sendo ventilado.  

*

Nasceu na terça-feira a primeira criança no novo centro cirúrgico do Hospital Padre Mathias Maria Stein, em Guaramirim. A notícia foi comemorada pelo prefeito Nilson Bylaardt (PMDB), que inaugurou as obras em março deste ano.

*

O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, aquele que usufruiu e denunciou o mensalão, estará em São Francisco do Sul nesta sexta-feira prestigiando o pré-candidato à Prefeitura, Beto Camargo. Na quinta, à noite, ele ministra palestra em Blumenau.


Por seis votos a quatro, foi derrubado o veto do Executivo ao projeto que obriga a instalação de temporizadores nos semáforos do município. Com isso, fica mantida a proposta do presidente da Câmara, Ademar Winter (PSDB), de forma que motoristas e pedestres poderão visualizar a contagem regressiva do tempo de espera. O prefeito em exercício, Irineu Pasold (PSDB), tem 48 horas para contestar a decisão, caso contrário, a lei será promulgada.

*

O secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini (PSB), está entre os agraciados com a Medalha de Mérito Colombo Salles. A solenidade de entrega ocorre na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, no dia 21 de maio, às 9h.


A Câmara de Vereadores vai destinar R$ 60 mil do seu orçamento para realização da Feira do Livro deste ano. A aprovação aconteceu na sessão desta terça-feira, através de projeto de lei encaminhado pelo Executivo para abertura de crédito adicional suplementar. O texto ainda passa por segunda votação.


A partir de junho os municípios de Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder devem receber unidades meteorológicas, que medem temperatura, umidade, precipitação e molhamento foliar. Já Joinville e Jaraguá do Sul receberão da Epagri estações meteorológicas, que medem a velocidade e direção do vento, a radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar.

*

O deputado Dieter Janssen (PP) entregou ontem ao superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), João José dos Santos, indicação da Assembleia Legislativa para que sejam promovidas melhorias na iluminação do trevo de acesso da BR-101 à BR-280, no município de Jaraguá.

 

Quer saber mais? Leia o jornal FolhaSC desta quinta-feira.

(PATRICIA MORAES)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim

Valor repassado será de R$ 730 mil 
Prefeitura firma parceria para repasse de recursos para a Apae de Guaramirim
Política

Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima

Encontro promovido pelo governo norte-americano ocorre hoje e amanhã
Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima
Política

Vereador sugere bicicletários ao lado de pontos de ônibus

As sugestões do parlamentar fazem parte do seu projeto de micromobilidade urbana, que envolvem uma série de melhoramentos na região da Barra do Cerro que visam priorizar veículos não poluentes e menores, como bicicletas, patinetes e monociclos
Política

Vereadores aprovam Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência em Jaraguá

A proposta cria o Regime Especial de Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e tem o objetivo de estimular a contratação de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica
Ver mais de Política