Política

Notas da coluna de Patria Moraes no Jornal FolhaSC

10 Mai 2012 - 11h15

Na coluna de Patricia Moraes do jornal FolhaSC desta quinta-feira, ela destaca a comemoração de Ivo Konell e acrescenta que o fato é que o debate em torno do Arthur Müller nunca foi técnico, mas sim político. E, por isso, os usuários do transporte coletivo vão continuar sem um terminal ideal e os praticantes de esporte sem o ginásio. Mas o palanque vai continuar armado.

*

A gerente regional de Educação, Lorita Karsten, elogia a decisão dos professores de retornar às salas de aula e diz que aguarda posição da Secretaria de Estado para saber como funcionará a recuperação dos 16 dias perdidos com a greve. Mesmo assim, já adianta que a reposição não deve causar transtornos, pois o número de professores paralisados não chegou a 20 na região.

*

Com a indefinição completa, está sendo ressuscitada a ideia de se formar um frentão de oposição contra a candidatura à reeleição de Cecília Konell (PSD). Participariam PP, PMDB, PSDB, PR, e até o PT e o PCdoB. Resta saber quem cederá espaço nessa história toda. 

*

Maurici Zanghelini, do PP de Guaramirim, diz que há interesse em uma aliança com o PT de Evaristo Cavaquioli, mas desde que os Progressistas ocupem a cabeça de chapa e não ao contrário como vinha sendo ventilado.  

*

Nasceu na terça-feira a primeira criança no novo centro cirúrgico do Hospital Padre Mathias Maria Stein, em Guaramirim. A notícia foi comemorada pelo prefeito Nilson Bylaardt (PMDB), que inaugurou as obras em março deste ano.

*

O presidente nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, aquele que usufruiu e denunciou o mensalão, estará em São Francisco do Sul nesta sexta-feira prestigiando o pré-candidato à Prefeitura, Beto Camargo. Na quinta, à noite, ele ministra palestra em Blumenau.


Por seis votos a quatro, foi derrubado o veto do Executivo ao projeto que obriga a instalação de temporizadores nos semáforos do município. Com isso, fica mantida a proposta do presidente da Câmara, Ademar Winter (PSDB), de forma que motoristas e pedestres poderão visualizar a contagem regressiva do tempo de espera. O prefeito em exercício, Irineu Pasold (PSDB), tem 48 horas para contestar a decisão, caso contrário, a lei será promulgada.

*

O secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini (PSB), está entre os agraciados com a Medalha de Mérito Colombo Salles. A solenidade de entrega ocorre na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, no dia 21 de maio, às 9h.


A Câmara de Vereadores vai destinar R$ 60 mil do seu orçamento para realização da Feira do Livro deste ano. A aprovação aconteceu na sessão desta terça-feira, através de projeto de lei encaminhado pelo Executivo para abertura de crédito adicional suplementar. O texto ainda passa por segunda votação.


A partir de junho os municípios de Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder devem receber unidades meteorológicas, que medem temperatura, umidade, precipitação e molhamento foliar. Já Joinville e Jaraguá do Sul receberão da Epagri estações meteorológicas, que medem a velocidade e direção do vento, a radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar.

*

O deputado Dieter Janssen (PP) entregou ontem ao superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), João José dos Santos, indicação da Assembleia Legislativa para que sejam promovidas melhorias na iluminação do trevo de acesso da BR-101 à BR-280, no município de Jaraguá.

 

Quer saber mais? Leia o jornal FolhaSC desta quinta-feira.

(PATRICIA MORAES)

Matérias Relacionadas

Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Política

Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília

Conforme a legislação eleitoral, em caso de condenação, Seif perderia o mandato e também ficaria inelegível por oito anos.
Marcado o julgamento do senador Jorge Seif no TSE em Brasília
Ver mais de Política